Notícias Antes do Lamborghini Urus houve um LM002

Rambo-Lambo

Antes do Lamborghini Urus houve um LM002

O Lamborghini Urus será revelado no início de Dezembro. Mas até lá a marca italiana recorda o seu primeiro SUV - a besta LM002.

Lamborghini Urus concept com Lamborghini LM002 Ver vídeo

Será no próximo dia 4 de Dezembro que conheceremos o Urus, que a Lamborghini define como o criador de uma nova classe de Super SUV. Mas antes de conhecermos esta nova adição ao portefólio da marca, a Lamborghini recorda-nos hoje o seu predecessor que cessou produção há 25 anos: o LM002.

Para a ocasião, a marca divulgou um pequeno filme e novas imagens que colocámos na galeria abaixo. No filme podemos ver o LM002 do museu da marca – chassis #12231 – totalmente restaurado pelo Lamborghini Polo Storico, o seu departamento de clássicos. E se a marca considera o Urus um Super SUV, o que dizer do LM002 que era motorizado com o mesmo V12 do Countach Quattrovalvole?

Não é à toa que ganhou a alcunha de Rambo-Lambo. São 12 cilindros dispostos em V, 5167 cm3 e 450 cv às 6800 rpm – números atípicos, sobretudo se considerarmos a época que o LM002 foi lançado, no longínquo ano de 1986.

Lamborghini LM002

Derivado de um projeto para um veículo militar na década de 70, de nome Cheetah, seria recuperado em 1981 por Giulio Alfieri, engenheiro da marca. O primeiro protótipo, denominado LM001, mantinha o motor atrás, como o Cheetah, arquitectura que se revelou problemática. Foi seguido por novo protótipo de nome LMA, desta vez com o motor colocado na dianteira, originando o LM002 que conhecemos.

RELACIONADO: Lamborghini LM002. O «touro indomável» de Sant’Agata Bolognese

A carroçaria é em alumínio e fibra de vidro, tem tração às quatro rodas e três diferenciais autoblocantes, caixa de transferência e pneus Pirelli Scorpion – especialmente desenvolvidos para este modelo. Ingredientes que permitiam excelentes capacidades fora de estrada ao LM002, como lidar com gradientes de 120% e circular em pisos suaves, como areia. Apesar do aspeto de “tanque de guerra” era capaz de atingir mais de 200 km/h, mais uma vez, um número incrível para um veículo deste tipo.

Sem dúvida que captou a atenção do mundo após a sua apresentação, mas no final, seria apenas produzido em 300 unidades durante seis anos.

Lamborghini Urus

O Urus marca o próximo capítulo na história dos SUV da Lamborghini. A marca pretende que o Urus, tal como o LM002, crie uma classe própria. Não virá com o V12 do Aventador, mas debitará 650 cv extraídos de um V8 turbo com 4.0 litros de capacidade.