Notícias Zagato Zele. A tua oportunidade de ter um Zagato na garagem?

Leilão

Zagato Zele. A tua oportunidade de ter um Zagato na garagem?

Apesar de ser mais conhecida pelos deslumbrantes desportivos que desenha, a Zagato também já fez outras coisas mais pequenas e ecológicas.

Zagato Zele 1974
RM Sotheby´s

Chama-se Zagato Zele e era uma espécie de microcarro, de propulsão exclusivamente elétrica, que o famoso estúdio italiano de design automóvel Zagato decidiu dar a conhecer no Salão Automóvel de Genebra de 1972.

Com carroçaria em fibra de vidro, chassi e suspensões derivados dos utilizados pelo Fiat 500 e Fiat 124 de então, o Zele era proposto em três versões distintas: 1000, 1500 e 2000. Designações que denunciam a voltagem do motor elétrico.

Equipado com quatro baterias de 12V que podiam ser recarregadas em qualquer tomada doméstica, o Zagato Zele anunciava uma autonomia na ordem dos 80 km, assim como uma velocidade máxima de 40 km/h.

RELACIONADO: Zagato comemora 95 anos com Aston Martin Shooting Brake
Zagato Zele 1974

Na versão 2000, contava com um Booster Switch, que, uma vez accionado quando o carro ia à velocidade máxima, enfraquecia os campos magnéticos na bobina, reduzindo o binário mas garantindo uma maior velocidade de ponta.

Equipado com um seletor de velocidades com 4 relações e um pedal de acelerador com dois níveis, o elétrico italiano contava assim com seis velocidades em frente e duas para trás.

Na América, também como Wagonette

Nos EUA, foi comercializado com o emblema da Elcar Corporation. O modelo deu origem a uma invulgar versão de quatro lugares, denominada Zele Wagonette.

Durante os apenas dois anos que esteve em produção, entre 1974 e 1976, este Zagato deu origem a não mais do que 500 unidades. Uma das quais vai agora a leilão.

Faz swipe na galeria:

Zagato de 1974, mas totalmente restaurado

Fabricado em 1974, o Zagato Zele 1000 em causa foi utilizado regulamente, ao longo de 11 anos, pelo seu primeiro proprietário, que acabou por vendê-lo, em 1985, a um colecionador privado.

RELACIONADO: Estás à procura de jantes para o teu clássico?

O novo proprietário manteve o carro até hoje e fez um restauro completo do veículo, que ficou documentado, através de fotografias que agora acompanham esta unidade que vai a leilão.

Faz swipe na galeria:

O Zagato mais barato que podes comprar

Quanto ao leilão, é promovido pela conhecida leiloeira RM Sotheby’s, sob o nome The Weird & Wonderful Collection, e tem lugar amanhã, dia 5 de setembro, em Londres. A expectativa é que o Zagato Zele venha a ser arrematado por um valor entre os 5500 e os 11 000 euros.

Sabe esta resposta?
Quantas motorizações Diesel tem o Volkswagen T-Roc em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen T-Roc 1.6 TDI já disponível. Estes são os preços