Ferrari 212 Inter Cabriolet de 1952 vai a leilão

Ferrari 212 Inter Cabriolet de 1952 vai a leilão

Um dos mais emblemáticos modelos da casa de Maranello será leiloado em maio e promete fazer as delícias de coleccionadores e entusiastas.

Desvendado pela primeira vez no Salão de Bruxelas de 1951, o Ferrari 212 Inter Cabriolet sucedeu ao Ferrari 166 e 195 como principal cavallino rampante com arquitectura coupé e espírito desportivo. Mais tarde, o modelo italiano – com motor V12 de 2.6 litros e 172 cv, transmissão manual de 5 velocidades e suspensão dianteira independente – viria a dar origem ao Ferrari 250.

Foram construídas apenas 78 unidades, sendo este exemplar um dos quatro modelos desenhados pela Carrozzeria Alfredo Vignale. Como tal, o desportivo ganhou uma carroçaria mais detalhada, com destaque para a grelha dianteira com uma barra transversal e contornos cromados, além do capot redesenhado.

O interior forrado a cabedal – com a particularidade de ter apenas um lugar atrás – encontra-se em excelente estado de conservação, como podem ver nas imagens.

Ferrari 212 Inter Cabriolet (10)

VEJAM TAMBÉM: Ferrari F40 na neve: crime ou pura diversão?

John McFadden, o primeiro proprietário do carro, vendeu o Ferrari 212 Inter Cabriolet a um cidadão americano no final da década de 50, que o importou para os EUA pouco tempo depois. Entre os anos 60 e 80, este modelo foi passando de mão em mão, tendo sofrido um processo de restauro pelo meio.

O modelo italiano regressou à Europa em 1987, pela mão do consórcio holandês Pieter Boel e Sander van der Velden. Desde então, o Ferrari 212 Inter Cabriolet tem-se exibido em diversos eventos no “velho continente”, desde o Techno Classica ao Festival de Goodwood. Agora, o modelo italiano será leiloado pela RM Sotheby’s num evento no Mónaco, no próximo dia 14 de maio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter