Notícias Este Honda Civic Type R tem apenas 63 000 km mas ninguém o quer comprar

Leilões

Este Honda Civic Type R tem apenas 63 000 km mas ninguém o quer comprar

Seria de imaginar que o primeiro dos Honda Civic Type R encontrasse um comprador disposto a pagar uma pequena fortuna, mas neste caso não foi isso que aconteceu.

Honda Civic Type R EK9 interior
© Bring a Trailer

Este foi o primeiro dos Honda Civic Type R — geração EK9 —, e apesar do seu estatuto, este exemplar em particular não encontrou (ainda) comprador.

Relembramos que o primeiro Civic Type R foi apenas vendido no Japão e esta unidade de 1998 com quase 63 mil quilómetros, foi exportada para os EUA em 2023 e colocada à venda no Bring a Trailer.

O leilão terminou no passado dia 8 de abril, com a licitação mais elevada (de um total de 14) a fixar-se nos 20 250 dólares (18 637 euros). Um valor modesto — andam a passar de mãos por valores 10 mil a 15 mil euros acima —, e abaixo do mínimo definido pelo vendedor. Mas há uma explicação para não ter atingido o valor de reserva.

Apesar do estado de conservação visual parecer perfeito, o próprio vendedor referiu que há zonas na parte inferior da carroçaria que mostram alguma corrosão.

No entanto e apesar dos 26 anos de idade desta unidade, é também referido que esta não deve ser estrutural. Ainda assim, requer alguma atenção, o que acabou por moderar as licitações deste pedaço de história.

Civic Type R EK9

O Civic EK9 foi o segundo modelo da Honda a receber o reverenciado tratamento Type R, depois do seminal NSX.

Infelizmente, como referimos acima, foi também a única geração que nunca chegámos a receber na Europa. Por causa disso, todos os exemplares têm volante à direita e os exemplares em bom estado são cada vez menos.

A configuração mais desejada é aquela que vemos neste exemplar e é muito parecida com a do Honda Civic Type R que o Guilherme Costa teve oportunidade de conduzir há uns anos. A carroçaria está pintada no conhecido tom branco Championship White e jantes de 15” a condizer.

No habitáculo, não faltam os assentos da Recaro em vermelho, precisamente a mesma cor da carpete que forra todo o habitáculo. E na instrumentação destaca-se o conta-rotações com a zona vermelha a começar apenas nas 8200 rpm, o regime em que o 1.6 VTEC de quatro cilindros (B16B) entregava os 185 cv declarados.

A melhor parte, no entanto, era o peso total de apenas 1040 kg. Era graças ao peso pluma que o Honda Civic Type R conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos, além de garantir um comportamento dinâmico excelente para um modelo de tração dianteira.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Honda a receber uma versão Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda