Clássicos «Mulas de testes». Conheça 5 das melhores máscaras da indústria automóvel

Protótipos

«Mulas de testes». Conheça 5 das melhores máscaras da indústria automóvel

Tem um nome original, mas a «mula de testes» é um dos passos mais importantes no desenvolvimento dos novos modelos que chegam ao mercado.

Ferrari LaFerrari mula de testes M6

As test mules, ou «mulas de teste», se traduzirmos o nome à letra, são protótipos de desenvolvimento de novos modelos que estão numa fase onde ainda nem sequer têm um formato final definido.

Servem também de «laboratórios de teste» para novas soluções tecnológicas ou mecânicas e, por isso, são na sua maioria construídos tendo como base modelos já existentes… ou partes de modelos já existentes.

É por isso que, quando são apanhadas pelas objetivas dos fotógrafos-espiões, parecem ser um determinado modelo, mas são «estranhas» o suficiente para se saber que escondem outra coisa por debaixo da carroçaria.

Mercedes-Benz SUV mule fotos espia
© Razão Automóvel Às vezes as «mulas de teste» são tão boas a esconder um futuro modelo, que fica-se sem saber o que escondiam. É o caso deste “Classe C” (W 204) apanhado em 2022, que se especulou na altura esconder o futuro “baby-G”.

Ao longo dos anos já vimos um pouco de tudo e, por isso mesmo, após um brainstorm rápido da redação, reunimos algumas das mais interessantes. Mesmo sabendo que muitas delas acabam por ser destruídas depois dos testes — enquanto outras tornam-se objetos de coleção —, não faltam histórias por contar.

Ferrari LaFerrari

O primeiro supercarro de Maranello a ser equipado com um sistema híbrido viu a luz do dia, pela primeira vez, a vestir a «pele» de um Ferrari 458 Italia.

O projeto do LaFerrari era na altura designado por F150 e um dos seus protótipos, o “M6”, era este Ferrari 458 preto. Esta «mula de testes» serviu para testar a cadeia cinemática híbrida do futuro LaFerrari.

Por isso, a grande diferença estava mesmo no compartimento do motor que, em vez do V8 que acompanha o 458 Italia, foi extensivamente modificado para receber o maior V12, acompanhado do sistema híbrido, a bateria e todas os cabos necessários.

A enorme entrada de ar no tejadilho não esconde a necessidade de arrefecimento extra, mas a camuflagem construída para ser colocada em torno do 458, fazia os possíveis para não dar a entender que este iria ser um modelo de grande importância para a marca.

A Ferrari vendeu esta «mula de testes» a um cliente em 2016, que a tentou vender em leilão em 2022, mas sem sucesso. Fique a conhecê-la em mais detalhe:

Rolls-Royce Cullinan

A aristocrática marca de Goodwood demorou muito tempo a convencer-se de que tinha mesmo de ter um SUV na sua requintada gama de modelos. Quando decidiu seguir esse caminho, não tinha nada remotamente parecido que pudesse ser utilizado como «mula de testes».

Talvez por isso tenham recorrido ao seu maior modelo em catálogo, o vasto Phantom. Aquilo que obtivemos foi um Phantom mais curto — repare-se nas curtas portas traseiras —, mas não passava de todo despercebida a enorme altura ao solo e a algo ridícula asa traseira.

No final disto nasceria o Cullinan, que é hoje o modelo da Rolls-Royce que mais vende.

Chevrolet Corvette Stingray

A oitava geração do mítico Corvette foi a mais disruptiva da sua história. Tudo porque foi decidido — ao fim de décadas de deliberação — mudar o motor de uma posição dianteira longitudinal para uma central traseira longitudinal, mesmo atrás dos dois ocupantes.

Escusado será dizer que, na General Motors, não havia nada parecido que pudesse ser usado como «mula de testes». A menos que se viajasse até à Austrália.

Mula de testes do Corvette

A solução não podia ter sido mais original. Nesta ilha-continente (que a GM acabaria por abandonar) as ute — versões pick-up derivadas de carros ligeiros — são bastante populares, especialmente quando equipadas com motores V8.

A silhueta da Ute poderia resultar numa «mula de testes» perfeita para o novo e radical Corvette e foi isso precisamente o que a Chevrolet fez.

Ficou conhecida como “Blackjack” e contava com vias anormalmente largas. Tinha o habitáculo completo de um Corvette C7 e uma «caixa de carga» mais elevada, com um enorme spoiler traseiro, destinada a arrumar, sim, adivinhou, o motor V8 que estava a ser desenvolvido para o próximo Stingray.

Jaguar XJ220

Usar uma pick-up para desenvolver um supercarro, como aconteceu com o Corvette, fez-nos lembrar outra «mula de testes». E esta é verdadeiramente épica e até uma «estrela» do pequeno ecrã.

Houve um episódio do incontornável Top Gear onde uma ute da Holden viu-se envolvida numa corrida com uma Ford Transit, branca como é habitual, de 1989.

Para surpresa de todos, a Ford Transit deixou a potente ute para trás com enorme facilidade. Tudo porque esta Transit serviu como «mula de teste» do supercarro Jaguar XJ220.

Não tanto para o supercarro em si, mas para o seu motor V6 biturbo em alumínio, usado pelo Jaguar XJR-10 do campeonato IMSA, que por sua vez tinha origem no MG Metro 6R4 do antigo Grupo B do mundial de ralis.

Haveria melhor forma de esconder o novo motor? Não nos parece. Por fora, continua a ser igual a tantas outras, mas se olharmos com mais atenção, as jantes do XJ220 e a generosa largura dos pneus já dão uma pista de que não se trata de uma simples Ford Transit.

Land Rover Freelander

Em meados da década de 90, a Land Rover quis ampliar a sua base de clientes e deu início ao desenvolvimento de um novo modelo de entrada: o Freelander.

Para o início dos testes dinâmicos foi necessário recorrer a uma «mula de testes» e esta assumiu a forma da versão comercial de um Austin Maestro com «calças arregaçadas». Foram construídas 25 unidades.

Atualmente, apenas três sobreviveram uma vez que as restantes foram destruídas. Duas destas unidades fazem parte da Dunsfold Collection do Reino Unido, criada em 1968 como uma «simples» coleção privada, mas com o nobre objetivo de preservar a história da Land Rover.

Na sua extensa coleção de modelos mais originais e históricos, estes «estranhos» Austin Maestro Van de suspensão mais elevada não passam despercebidos.