Notícias Esta Kawasaki tem 16 motores de 3 cilindros. É só fazer as contas

Arranque a Frio

Esta Kawasaki tem 16 motores de 3 cilindros. É só fazer as contas

Não sabemos o que motivou Simon Whitelock lançar «mãos à obra» neste projeto que junta 16 motores numa Kawasaki. Mas ainda bem que o fez.

Whitelock Tinker Toy - 3/4 de frente
© Bonhams

A Kawasaki KH250 é um excelente exemplo de uma moto clássica dos anos 70. Quadro de duplo berço, travões de disco simples e um estridente motor a dois tempos a animar todo o conjunto.

Neste tempo parecia valer quase tudo e Simon Whitelock, um entusiasta destas mecânicas, sabia disso. Foi por isso que a partir de 16 motores de três cilindros decidiu fazer apenas um.

Whitelock Tinker Toy - vista lateral
© Bonhams A distância entre eixos faz inveja alguns automóveis. Foi a única forma de acomodar este «supermotor».

Fez as contas? O resultado é um motor de 48 cilindros e assim nasceu a Tinker Toy, uma mota de superlativos, única no mundo.

Os múltiplos motores KH250 deram origem a um motor com 4,2 litros de capacidade, com seis bancadas de oito cilindros cada uma. A potência máxima não é conhecida, mas há quem aposte em mais de 500 cv.

Ou seja, mais do dobro da potência que debita, por exemplo, outro monstro alado: a Suzuki GSX-1300R Hayabusa.

O peso total do conjunto ronda uns impressionantes 590 kg e é necessário um motor suplementar de 125 cm3 para assumir o papel de motor de arranque. Isto, além de um alternador de automóvel para alimentar as 48 velas que fazem faísca para detonar a mistura em cada um dos cilindros.

Claramente, nem os travões nem o quadro parecem estar à altura da potência que este motor é capaz de desenvolver — eventualmente, nem com o motor de origem. O que só faz aumentar a nossa admiração por este «monstro».

Caso tenha ficado interessado, podemos adiantar que a Tinker Toy vai estar disponível brevemente em mais um leilão da Bonhams.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.