Notícias SEAT Arona. O novo trunfo da SEAT no segmento dos SUV compactos

Revelado

SEAT Arona. O novo trunfo da SEAT no segmento dos SUV compactos

O SEAT Arona junta-se aos novíssimos Citroen C3 Aircross e Hyundai Kauai no concorrido segmento B SUV. Conhece aqui todos os pormenores.

SEAT Arona 2018

A SEAT acaba de apresentar o seu mais recente modelo, o SEAT Arona. Um SUV Compacto, posicionado abaixo do Ateca, equipado com a melhor tecnologia disponível no grupo Volkswagen – leia-se, plataforma MQB-A0 e motores de última geração.

O novo Arona é também o terceiro lançamento da marca espanhola em 2017, depois da atualização feita ao Leon e da nova geração do Ibiza. É a maior ofensiva de produto de sempre da SEAT, como reforçou Luca de Meo:

Com a nossa maior ofensiva de produto, e logo que o grande SUV chegue ao mercado, a SEAT terá tido um ritmo de lançamentos de um novo veículo a cada seis meses durante dois anos e meio. A SEAT destinou um total de 900 milhões de euros em investimento e I&D aplicáveis ao Ibiza e ao Arona. Este valor representa uma parte de um investimento total de 3.3 mil milhões de euros que serão aplicados no período entre 2015 e 2019.

Luca de Meo, presidente da SEAT
Luca de Meo, presidente da SEAT, ao lado do novo SUV da marca, no final da apresentação aos jornalistas.

Mais alto e comprido que o Ibiza

Produzido na conhecida fábrica da SEAT em Martorell, Espanha, o novo Arona é fruto da plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen, tal como a nova geração do Ibiza. Uma estrutura que permite, segundo a marca espanhola, melhorar os índices de habitabilidade e volumetria da bagageira – 400 litros de capacidade.

Em termos de dimensões, o SEAT Arona tem 4,138 mm de comprimento, mais 79 mm do que o novo Ibiza. Mas a maior diferença está na altura: os 99 mm de diferença permitem oferecer mais espaço livre para a cabeça à frente e atrás, enquanto que a suspensão elevada em 15 mm garante uma maior altura ao solo no SEAT Arona.

SEAT Arona
No pilar C sobressai o gráfico “X” gravado na superfície metalizada. O objetivo foi salientar o estilo crossover.

Esteticamente, o novo SUV da SEAT segue a mesma fórmula do Ateca, principalmente na secção dianteira. Mas o Arona está longe de ser um baby Ateca: os arcos das rodas assumem formas mais curvilíneas e os vincos nos flancos da carroçaria são bastante diferentes, enquanto que o tejadilho (e os pilares A e C) em preto confere um look mais expressivo. Já a assinatura luminosa em LED é emprestada do Ibiza.

No interior, semelhanças com o novo Ibiza são por demais evidentes. O conceito de consola elevada e o estilo de certa forma minimalista faz com que todos os comandos sejam de fácil alcance.

Como resposta à tendência para que os clientes exijam cada vez mais uma maior personalização nos seus veículos, o novo Arona oferece 68 combinações de cores, com destaque para o laranja Eclipse.

Quanto ao pacote tecnológico, o SEAT Arona possui todos os sistemas de assistência à condução e de infotenimento disponíveis na SEAT: Cruise Control Adaptativo, Hill Hold control, Deteção de Fadiga, Sensores de Chuva e de Luz, Travagem Automática de Multicolisão, Keyless Entry e Start System, câmara traseira de elevada definição e carregador wireless com amplificador de sinal GSM, entre outros.

Chega a Portugal em Outubro

O SEAT Arona chega ao mercado nacional com três motores a gasolina: 1.0 TSI tricilíndrico com 95 cv, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, uma versão do mesmo motor com 115 cv acoplada a uma caixa de seis velocidades ou a uma transmissão de dupla embraiagem DSG, e o novo 1.5 TSI de 150 cv, que já conhecemos do Golf, com a tecnologia ativa de desativação de cilindros (associada exclusivamente ao nível FR).

Nas opções Diesel encontramos o motor 1.6 TDI com dois níveis de potência: 95 ou 115 cv. O SEAT Arona terá a sua apresentação pública no Salão de Frankfurt, em setembro, e no final do mês seguinte deverá chegar ao mercado nacional, ainda com preços por revelar.

Sabe esta resposta?
Que clássico da SEAT sofreu recentemente um restauro oficial?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Automobile Barcelona. O SEAT 600 está de volta!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Automobile Barcelona. O SEAT 600 está de volta!