Notícias MG3. Quase 200 cv para o novo utilitário híbrido que está a caminho de Portugal

Salão de Genebra 2024

MG3. Quase 200 cv para o novo utilitário híbrido que está a caminho de Portugal

Em Genebra a MG desvendou a segunda geração do MG3 que se destaca da concorrência híbrida pela sua motorização híbrida com quase 200 cv.

MG MG3 frente 3/4
© MG

A MG acaba de alargar a sua oferta de modelos na Europa, com o lançamento da segunda geração do MG3, um utilitário (segmento B) para fazer frente a modelos como o Renault Clio e o Toyota Yaris.

A segunda geração (a primeira estava disponível apenas em alguns mercados) mantém um tamanho compacto e um grande foco na versatilidade, mas aposta num visual mais arrojado e numa motorização híbrida para dar cartas num dos segmentos mais competitivos do mercado.

Ligeiramente mais longo e mais largo do que o MG3 que já existia e que contava com motorizações puramente a combustão, este novo modelo deverá chegar ao mercado nacional durante a primavera.

MG 3 híbrido traseira
© MG

Só uma motorização disponível

O novo MG3 é animado pelo novo sistema Hybrid+ (full hybrid, não precisa de ligar à tomada) da marca britânica, inserida no universo do gigante chinês SAIC Motor. O mesmo é dizer que junta um motor a gasolina de 1,5 l com 102 cv com um motor elétrico com 100 kW (136 cv), para uma potência total combinada de 195 cv.

É um sistema muito mais potente do que aquele que encontramos nas versões híbridas do Clio (145 cv) ou do Yaris (até 136 cv). A bateria deste full hybrid também apresenta-se maior que a média, com 1,36 kWh, posicionando-se por baixo dos bancos traseiros.

A transmissão às rodas dianteiras faz-se através de uma caixa de velocidades automática com apenas três relações, sendo um dos fatores de diferenciação deste modelo. Recordamos que a Renault recorre a uma caixa multimodo (uma solução exclusiva), enquanto a Toyota mantém-se fiel às caixas de variação contínua.

A MG anuncia para o MG3 8,0s dos 0 aos 100 km/h — a melhor aceleração entre os híbridos da classe —, ao mesmo tempo que consegue passar dos 80 km/h aos 120 km/h em 5,0s. A velocidade máxima está fixada nos 170 km/h.

A somar a isso, a MG promete consumos combinados de apenas 4,4 l/100 km e emissões de CO2 de 100 g/km.

Vários modos de funcionamento à escolha

A tecnologia híbrida do MG3 permite vários modos de funcionamento, a começar logo pelo modo elétrico «EV», desde que a carga disponível na bateria o permita.

No modo «Series» (funciona como híbrido em série), o motor a gasolina serve de gerador, com o elétrico a assumir em exclusivo a função de tração. O modo «Series and Charge» é exatamente igual, mas com a particularidade de o motor-gerador elétrico também ser usado para recarregar a bateria quando o nível de carga é baixo.

MG 3 híbrido frente
© MG

Na função «Drive and Charge» o sistema recorre ao motor a combustão para as funções de tração, ao mesmo tempo que permite recarregar a bateria através do motor-gerador elétrico.

Por fim, o modo «Parallel» (híbrido paralelo) permite que os dois motores — combustão e elétrico — funcionem em conjunto para fazer mover as rodas, dando acesso à totalidade dos 195 cv.

E o espaço?

O novo MG3 apresenta-se com 4,11 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,50 m de altura, registos que fazem com que este seja um dos maiores modelos do segmento B. É maior que o Clio em todas as direções e as diferenças são ainda maiores quando o comparamos com o Yaris.

É expectável, assim, que o MG3 dê cartas no que toca ao espaço interior. Quanto à bagageira, oferece 293 l de capacidade de carga, um número que está em linha com a concorrência: o Clio anuncia 300 l e o Yaris tem 286 l.

MG 3 híbrido bagageira
© MG

Que equipamento oferece?

Disponível com três níveis de equipamento — Standard, Comfort e Luxury —, o novo MG3 conta de série com integração do smartphone através de Android Auto ou Apple CarPlay, bem como com sensores de estacionamento traseiros, câmera traseira de auxílio ao estacionamento, sistema de permanência e saída da faixa, cruise control com controlo de velocidade e aviso de colisão frontal.

A somar a isso, nas versões mais equipadas encontramos ainda uma câmera de estacionamento com visão 360º, entrada sem chave, bancos em pele sintética e bancos dianteiros e volante aquecidos.

Quanto à oferta multimédia, ela assenta num ecrã central com 10,25”, que faz equipa com um painel de instrumentos digital com 7”.

Quando chega?

O novo MG3 deve chegar ao mercado português na primavera, ainda que a marca ainda não o tenha confirmado de forma oficial. Por confirmar estão também os preços.