Notícias China é o futuro? Grupo Volkswagen investe centenas de milhões na XPeng

Indústria

China é o futuro? Grupo Volkswagen investe centenas de milhões na XPeng

O Grupo Volkswagen acaba de adquirir uma participação na marca chinesa XPeng, por aproximadamente 628 milhões de euros.

XPeng P7 Volkswagen ID.7

O Grupo Volkswagen acaba de investir aproximadamente 700 milhões de dólares (cerca de 628 milhões de euros) na construtora XPeng, garantindo assim uma participação de 4,99% na empresa chinesa.

Em comunicado, além de apontar a uma “aliança estratégica de longa duração”, o grupo alemão confirma que vão desenvolver em conjunto dois modelos elétricos para o mercado chinês — vão coexistir com as propostas MEB —, que vão começar a ser produzidos em 2026.

A Volkswagen, que terá um assento como “observador” no conselho de administração da XPeng, não revelou muitos detalhes acerca destes dois modelos. Porém, adiantou que serão duas propostas para o segmento médio e que serão feitos em exclusivo para o mercado chinês.

A NÃO PERDER: Alerta vermelho. Carlos Tavares tem plano «anti-invasão» chinesa

As parcerias locais são um alicerce importante na estratégia ‘na China para a China’ do Grupo Volkswagen. Agora estamos a acelerar a expansão do nosso portfólio elétrico local e, ao mesmo tempo, estamos a preparar-nos para a próxima etapa de inovação.

Ralf Brandstätter, membro do concelho de administração da Volkswagen para a China

“Com a XPeng, agora temos outro parceiro forte que é um dos fabricantes líderes na China em áreas-chave de tecnologia. Estamos a aproveitar os pontos fortes da Volkswagen e dos nossos parceiros para criar sinergias para trazer produtos adicionais ao mercado mais rápido”, acrescentou Brandstätter, antes de assumir: “Queremos otimizar significativamente os custos de desenvolvimento e aquisição”.

Volkswagen id.6
© Volkswagen O Volkswagen ID.6 é o primeiro modelo da família ID específico para a China

Parceria importante ‘na China para a China’

De maneira a “abordar as tendências que definem o mercado chinês na China numa fase inicial” e de forma a “acelerar os processos de tomada de decisão e desenvolvimento na região”, a Volkswagen prepara-se para reforçar as suas infraestruturas na região.

O mesmo é dizer que vai expandir a sua fábrica em Hefei, na província chinesa de Anhui, com as obras a arrancarem ainda este ano. Além disso, a VW Anhui Component Company está já a construir uma fábrica de baterias em Hefei.

Já a Volkswagen Group China Technology Company está a estabelecer um centro de desenvolvimento e aquisição para veículos elétricos inteligentes totalmente conectados, também em Hefei.

Audi assina memorando estratégico com a SAIC

Além deste investimento por parte do Grupo Volkswagen, também a Audi reforçou a sua presença no mercado chinês, assinando um memorando estratégico com a SAIC.

Fiquem a saber tudo sobre essa parceria: