Notícias UE também aposta no hidrogénio e quer (muito) mais postos de abastecimento

Emissões

UE também aposta no hidrogénio e quer (muito) mais postos de abastecimento

A União Europeia tem favorecido os elétricos a bateria, mas o hidrogénio ganha agora atenção renovada dos políticos europeus.

Abastecimento de hidrogénio
© Peugeot

A União Europeia não esconde a sua «preferência» pelos veículos elétricos a bateria como a forma de descarbonizar o setor dos transportes, mas nem por isso esqueceu o hidrogénio.

Isso ficou claro no acordo alcançado ontem entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros da União Europeia.

Além de prever um reforço sério da rede de postos de carregamento para veículos elétricos, este pacote legislativo deixa clara a aposta da União Europeia noutras soluções, em particular no hidrogénio.

Grupo Renault
© Renault O Grupo Renault tem apostado na tecnologia fuel cell nos últimos anos.

Até 2031 a União Europeia quer que haja um posto de abastecimento de hidrogénio a cada 200 km, um reforço muito significativo da atual rede de abastecimento.

Para se ficar com uma noção da escassez de postos de abastecimento de hidrogénio, segundo o “Hydrogen Central”, no final de 2022 havia em operação na Europa 254 postos de abastecimento.

Veículos de mercadorias mais beneficiados

Apesar desta anunciada expansão, a verdade é que existem muito poucos automóveis ligeiros de passageiros com tecnologia fuel cell a hidrogénio — o Toyota Mirai é o mais conhecido. Deverão ser os veículos de mercadorias aqueles que mais vão beneficiar da expansão da rede de abastecimento de hidrogénio.

Isto porque têm sido os veículos de mercadorias aqueles que mais têm adotado esta tecnologia. Afinal, já há camiões a hidrogénio (Hyundai) e tanto a Stellantis como o Grupo Renault contam com veículos ligeiros de mercadorias com tecnologia fuel cell.

Recorde-se que estes são usados como «ferramentas de trabalho» e, por essa razão, o tempo de carregamento dos veículos elétricos a bateria acaba por ser algo problemático.

A tecnologia fuel cell a hidrogénio permite juntar o melhor de dois mundos: a circulação sem emissões dos veículos elétricos com o reduzido tempo de abastecimento associado aos veículos com motor a combustão.

Agora, caso este reforço da rede de abastecimento de hidrogénio se concretize, pode muito bem ser o catalisador necessário para a disseminação de mais veículos a hidrogénio.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208