Notícias União Europeia quer postos de carregamento a cada 60 km já em 2026

Mobilidade elétrica

União Europeia quer postos de carregamento a cada 60 km já em 2026

Além dos postos de carregamento de veículos elétricos, a União Europeia quer reforçar o número de postos de abastecimento de hidrogénio.

Sinal estacionamento para carregamento de carros elétricos.
© Fernando Gomes / Razão Automóvel

Num acordo alcançado ontem entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros da União Europeia foram lançadas as bases para um reforço sério da rede de postos de carregamento de veículos elétricos.

O acordo — ainda provisório — entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu prevê a instalação de postos de carregamento para automóveis elétricos a cada 60 km nas principais estradas da Europa.

Mercedes-Benz EQS SUV a carregar
© Mercedes-Benz Se os planos da União Europeia forem bem sucedidos os postos de carregamento vão tornar-se numa imagem muito mais comum nas nossas estradas.

Estes postos de carregamento deverão ter uma capacidade mínima de 150 kW e o objetivo passa por assegurar o seu funcionamento já em 2026.

Além de garantir uma rede de carregamento nas principais estradas, a União Europeia também quer ampliar a rede pública de carregamento nas cidades europeias. O objetivo é o de garantir por cada automóvel elétrico a bateria matriculado um fornecimento de 1,3 kW de potência elétrica.

Os cidadãos não terão mais razões para se sentirem ansiosos sobre se vão encontrar um posto de carregamento.

Andreas Carlson, Ministro das Infraestruturas e Habitação da Suécia

As metas europeias não se esgotam nos carregadores para os automóveis elétricos. Também os camiões elétricos são «visados».

A União Europeia prevê ainda a instalação de postos de carregamento para camiões elétricos a cada 120 km nas principais vias e pretende que metade destes estejam instalados em 2028.

Segundo Ismail Ertug, o legislador responsável pelas negociações, esta aposta “vai garantir que usar e carregar um veículo elétrico é tão simples e conveniente como usar e abastecer um veículo a combustão”.

Hidrogénio também é aposta

Em direção a um futuro neutro em carbono em 2050, a União Europeia abre o leque a outras soluções como o hidrogénio. E da mesma forma que a UE quer reforçar a infraestrutura de carregamento para automóveis elétricos a bateria, também quer reforçar a rede de abastecimento para veículos a hidrogénio.

O objetivo é o de haver no espaço da União Europeia um posto de abastecimento de hidrogénio a cada 200 km em 2031.

Para Andreas Carlson, o Ministro das Infraestruturas e Habitação da Suécia (o país que atualmente está na presidência do Conselho da União Europeia), este acordo “envia um sinal claro aos cidadãos e às instituições de que as infraestruturas de carregamento serão instaladas em toda a União Europeia”.

Mudanças nos métodos de pagamento

Uma parte importante deste pacote legislativo refere-se aos métodos de pagamento dos carregamentos dos veículos elétricos a bateria.

A União Europeia reconhece os problemas que afetam os carregamentos de veículos elétricos e afirma que os operadores “devem assegurar a plena transparência dos preços, oferecer um método de pagamento específico comum, como o cartão de débito ou de crédito”.

Pessoa a pagar um carregamento de um veículo elétrico
© Galp No futuro pode deixar de ser necessário um cartão específico para pagar o carregamento dos veículos elétricos.

Além disto, os operadores devem ainda “disponibilizar os dados pertinentes, como os relativos à localização, através de meios eletrónicos, assegurando assim a plena informação dos clientes”.

Fontes: Reuters, Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento