Notícias Alemães compram 60 autocarros a hidrogénio «made in Portugal»

Autocarros

Alemães compram 60 autocarros a hidrogénio «made in Portugal»

A primeira encomenda de 60 unidades, equipadas com a nova geração de pilha de combustível da Toyota, entra em operação no início de 2024.

CaetanoBus hidrogénio
© CaetanoBus

A parceria celebrada em 2022 entre a CaetanoBus, a Air Liquide e a Toyota para acelerar o desenvolvimento da mobilidade a hidrogénio na Europa começa a dar os seus primeiros frutos. A operadora Deutsche Bahn (DB) escolheu os autocarros a hidrogénio fabricados em Portugal pela CaetanoBus para a sua frota.

Em comunicado, a CaetanoBus sublinha a importância desta encomenda de autocarros a hidrogénio pela DB, que está avaliada em cerca de 40 milhões de euros: “é o maior acordo-quadro de sempre na Europa para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio”.

Estamos orgulhosos de termos sido o fabricante mais bem posicionado num concurso internacional altamente exigente e de termos sido a empresa escolhida pelo Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa.

Nuno Lago de Carvalho, diretor comercial da CaetanoBus

Autocarro a hidrogénio. 500 km de autonomia

Com capacidade para até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé), de acordo com a configuração escolhida pela DB, o autocarro H2.City Gold da CaetanoBus mede 12 m de comprimento e recorre a uma carroçaria de alumínio. A autonomia anunciada é de mais de 500 km, ou seja, é capaz de igualar a autonomia dos autocarros Diesel convencionais.

Relacionado CaetanoBus. A primeira a fabricar autocarros a hidrogénio na Europa

Em termos de motorização, o H2.City Gold está equipado com um motor elétrico com 180 kW de potência (245 cv). Relativamente às baterias, por ser um veículo elétrico alimentado por pilha de combustível, não necessita de enormes baterias.

A bateria deste autocarro é inclusivamente mais pequena que aquela que encontramos, por exemplo num Toyota bZ4X: são 44 kWh contra 71,4 kWh.

A evolução deste autocarro a hidrogénio não vai parar por aqui. Num futuro próximo, o calor libertado pela fuel cell vai ser aproveitado para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro de modo a incrementar o conforto dos utilizadores e reduzir o consumo energético.

Atualmente, e sem contar com esta encomenda de 60 unidades, já existem 55 unidades do Caetano H2.City Gold a circular na Alemanha. Em Portugal, Cascais é o único município onde circulam autocarros a hidrogénio da CaetanoBus.