Notícias Futuro da Alpine começa com o Alpenglow, um protótipo com motor a hidrogénio

Salão de Paris 2022

Futuro da Alpine começa com o Alpenglow, um protótipo com motor a hidrogénio

A Alpine acaba de mostrar o Alpenglow, um protótipo com motor térmico a hidrogénio que nos mostra um vislumbre do futuro da marca francesa.

Alpine Alpenglow

O Alpenglow é um protótipo animado a hidrogénio que nos dá um vislumbre de como será o futuro da Alpine.

Este protótipo, que a marca vai exibir ao público no Salão Automóvel de Paris, onde a Razão Automóvel vai marcar presença, pode ser visto como uma espécie de «manifesto» do que está por vir.

O Alpenglow aponta o caminho em termos de linguagem de estilo para os próximos Alpine, mas não se fica por aí, já que a fabricante de Dieppe também nos revela que os seus futuros modelos de competição vão usar o Alpenglow como inspiração.

A NÃO PERDER: A110 R Fernando Alonso. Este é o Alpine mais caro de sempre
Alpine Alpenglow

Com mais de cinco metros de comprimento, mais de dois metros de largura e menos de um metro de altura, o Alpenglow recorre a vários materiais reciclados e a muita fibra de carbono, para um resultado final que nos faz lembrar um protótipo de resistência.

De perfil, as responsabilidades aerodinâmicas são óbvias e não estão limitadas à carroçaria. Também as jantes foram cuidadosamente pensadas a esse nível para serem eficientes e contam, inclusive, com uma estrutura transparente.

Alpine Alpenglow

Atrás é impossível ignorar o ligeiro spoiler, que desempenha um papel fundamental na carga aerodinâmica gerada, e os grupos óticos, que mais parecem lâminas que contribuem para o alongar da silhueta do protótipo.

Passando para o interior, que tem lugar para apenas uma pessoa, ao centro, o ambiente que encontramos é muito semelhante ao de um carro de competição, ainda que conte com a presença de muitos elementos futuristas, com muitas superfícies transparentes e retroiluminadas.

Alpine Alpenglow

Hidrogénio como combustível do futuro

Se a imagem futurista impressiona, por fora e por dentro, talvez a maior novidade deste Alpenglow esteja «confinada» ao seu sistema motriz.

Alpine Alpenglow

É que este protótipo conta com um motor de combustão alimentado a hidrogénio, naquilo a que a Alpine descreve como “o primeiro passo no caminho para soluções sustentáveis para uma mobilidade limpa”.

LEIAM TAMBÉM: Parece um carro de competição. Este é o novo Alpine A110 R

“A mobilidade vai combinar sistemas neutros em carbono, aproveitando a complementaridade natural entre veículos elétricos a bateria, veículos com pilha de combustível (fuel cell) e veículos com motores híbridos de combustão interna usando um combustível sustentável, possivelmente hidrogénio verde”, pode ler-se no comunicado de apresentação do Alpenglow.

Os detalhes em torno do sistema motriz deste protótipo são escassos, com a Alpine a não especificar qual o motor usado ou os «números» que este modelo é capaz de alcançar.

Sabe-se apenas que é um motor térmico adaptado para usar hidrogénio como combustível, ao invés de gasolina. Por isso vem equipado com dois tanques de hidrogénio cilíndricos (armazenam o hidrogénio a 700 bar), o que lhe permite ser “tão leve quanto o resto dos carros da marca”.

Alpine, o que se segue?

Apesar de tudo, não está previsto, por agora, qualquer modelo de produção com esta tecnologia híbrida (combustão e hidrogénio) para os próximos anos.

Alpine Alpenglow
O Alpenglow e os três próximos modelos da Alpine lá ao fundo…

A próxima geração de modelos da marca, conhecida como Dream Garage, vai contar com três modelos, todos eles elétricos a bateria: uma versão mais “apimentada” do Renault 5, um crossover de segmento C e um desportivo (desenvolvido a meias com a Lotus) para render o atual A110, que nós já testámos em vídeo:

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?