Notícias À «prova de futuro»? Toyota instala motor elétrico e a hidrogénio no lendário AE86

Tokyo Auto Salon 2023

À «prova de futuro»? Toyota instala motor elétrico e a hidrogénio no lendário AE86

Um dos Toyota AE86 tem um motor de combustão a hidrogénio. O outro é elétrico. Ambos mostram que os clássicos também podem ser ecológicos.

Toyota AE86 protótipos vista dianteira 3/4
© Noriaki Mitsuashi/N-Rak Photo Agency

O Toyota AE86 foi uma das estrelas do Tokyo Auto Salon 2023 e tudo por causa de dois protótipos que «trouxeram» o modelo nipónico para o século XXI.

Comecemos pelo AE86 H2. Baseado no AE86 Trueno — o de faróis escamoteáveis —, este exemplar riscou da «dieta» a gasolina e viu o seu motor de combustão interna passar a consumir hidrogénio.

Com dois depósitos de hidrogénio herdados do Mirai na bagageira, este Toyota AE86 recebeu novos injetores, novas tubagens de combustível e velas próprias para consumir hidrogénio e… pouco mais.

VEJAM TAMBÉM: Comissário europeu pede “não parem de produzir carros com motor de combustão”

A Toyota tentou manter ao máximo a originalidade do quatro cilindros do AE86 e, segundo a marca nipónica, até o som e vibração do motor são muito similares aos da versão a gasolina.

Elétrico com… caixa manual

Passando para o AE86 BEV, o elétrico, a Toyota também apostou num visual fiel ao do original. Já debaixo da carroçaria o mais difícil é perceber o que sobrou do original.

O motor de quatro cilindros a gasolina foi «reformado» e deu lugar a um motor elétrico proveniente da versão híbrida… da pick-up norte-americana Tundra. Já a bateria que alimenta este motor é a mesma do Prius híbrido plug-in.

O mais curioso é que tal como o Opel Manta GSe, outro clássico eletrificado, o Toyota AE86 BEV continua a contar com uma caixa de velocidades manual. Segundo a marca japonesa, a transmissão manual foi mantida com o objetivo de manter a experiência de condução o mais próxima à do modelo original.

LEIAM TAMBÉM: À procura de peças para o Toyota AE86? A Toyota voltou a produzi-las

Em comum ambos os protótipos contam com bancos reutilizados e cintos de segurança produzidos com recurso a materiais recicláveis. Por enquanto a marca japonesa não revelou mais detalhes acerca destes dois protótipos como a sua potência, binário ou quaisquer dados de performance.

Toyota AE86 interior
No interior ambos os protótipos contam com bancos reutilizados e cintos produzidos com materiais reciclados. © Noriaki Mitsuashi/N-Rak Photo Agency
Com estes dois protótipos a Toyota tenta reforçar a ideia de que para atingir a neutralidade carbónica não basta que os novos modelos sejam neutros em carbono.

No entender da marca japonesa, “promover a neutralidade carbónica dos modelos mais antigos que ainda são usados é essencial para o futuro”.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Corolla?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Luta de samurais. Civic Type R contra GR Corolla
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Luta de samurais. Civic Type R contra GR Corolla