Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Blasfémia? “Muscle car” da Dodge com motor do Honda S2000

Muscle Cars

Blasfémia? “Muscle car” da Dodge com motor do Honda S2000

Krampus é o seu nome e combina um Dodge Dart Demon de 1972 com o estridente quatro cilindros do Honda S2000. Aprovado?

: Dodge Dart Demon com motor Honda S2000

Esta transformação, por enquanto virtual, de um Dodge Dart Demon de 1972 parece querer «irritar» tanto os fãs dos muscle cars — neste caso do universo MOPAR —, como os fãs JDM (Japanese Domestic Market).

Afinal, estamos a ver um clássico muscle car desprovido do tradicional e ribombante V8 e no seu lugar vemos um muito mais moderno e muito mais… japonês quatro cilindros em linha, capaz de gritar às 8200 rpm, proveniente do Honda S2000.

Designado Krampus, este «monstro de Frankenstein» é um projeto resultante da colaboração entre a SpeedKore Performance Group e a Abimelec Design, que efetuou as renderizações digitais (e fotorrealistas) que ilustram este artigo.

: Dodge Dart Demon com motor Honda S2000, traseira 3/4

E o objetivo deste projeto é mesmo, segundo a SpeedKore, o de “quebrar regras” e “mostrar o que a imaginação é capaz de fazer”, sendo parte de uma série de projetos “What if” (E se) da preparadora.

«Coração» JDM

E o que a Abimelec Design propõe choca propositadamente, colocando debaixo do vasto capô do Dart Demon um «coração» tipicamente japonês.

Trata-se do F22C1, o quatro cilindros em linha naturalmente aspirado que começou por equipar o Honda S2000 vendido nos EUA após a sua renovação (AP2), contando com 2,2 l de capacidade em vez dos 2,0 l do original.

Krampus: Dodge Dart Demon com motor de Honda S2000, frente, sem capô

Apesar do acréscimo de cubicagem, mantinha os mesmos 240 cv de potência, sendo o superior binário (220 Nm ao invés de 208 Nm) disponível a menos 1000 rpm (6500 rpm em vez de 7500 rpm) o destaque, para ir de encontro às preferências dos clientes norte-americanos.

Contudo, o Dodge Dart Demon, de origem, declara 275 hp (279 cv) e 461 Nm extraídos de um enorme V8 de 5,6 l. Para compensar a falta de músculo, a Abimelec Design sugere adicionar ao quatro cilindros um turbocompressor.

: Dodge Dart Demon com motor Honda S2000, traseira 3/4

Mesmo assim, é de esperar que o caráter mecânico deste muscle car fosse definitivamente distinto dos típicos muscle car, fosse pela sonoridade, fosse pela sua capacidade de fazer rotação.

Mais influências JDM

Mas as «influências» JDM não se ficaram pelo transplante mecânico; também as podemos sentir na aparência desta máquina.

A SpeedKore idealizou um kit de carroçaria que alarga o Dart Demon à frente — de forma similar aos kits da Spoon para o S2000 — e atrás. As jantes Volk Racing TE37, em azul, são também mais comuns de ver em preparações de modelos japoneses do que em muscle car norte-americanos.

Mesmo no interior os genes japoneses deixam-se ver: os bancos provém do Honda Civic Type R (FK8) e o painel de instrumentos digital é o mesmo do S2000.

Por agora este projeto é meramente virtual. Deveria a SpeedKore passá-lo do virtual para o real?

Krampus: Dodge Dart Demon com motor de Honda S2000, frente 3/4