Notícias E3. A nova plataforma para híbridos e elétricos da Toyota só para a Europa

Indústria

E3. A nova plataforma para híbridos e elétricos da Toyota só para a Europa

A Toyota vai desenvolver uma plataforma específica para a Europa, denominada E3, que vai acomodar motorizações híbridas e elétricas.

Toyota e-TNGA

E3 é a denominação da nova plataforma que a Toyota está a desenvolver em específico para a Europa, a qual só deverá chegar na segunda metade da corrente década.

A nova E3 será compatível com cadeias cinemáticas híbridas convencionais, híbridas plug-in e totalmente elétricas, o que vai permitir à Toyota uma maior flexibilidade e capacidade de ajustar o mix de motorizações às necessidades do mercado.

Apesar de nova, a E3 vai combinar partes das plataformas já existentes GA-C (usada, por exemplo, no Corolla) e e-TNGA, específica para elétricos e estreada pelo novo crossover elétrico bZ4X.

VEJAM TAMBÉM: LEVA. A nova plataforma da Lotus para desportivos 100% elétricos
Toyota bZ4X
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Apesar de ainda estar a vários anos de distância, a Toyota já decidiu que a E3 será instalada nas suas fábricas no Reino Unido e Turquia, onde são produzidos atualmente vários modelos assentes na GA-C. As duas fábricas têm uma produção total combinada de 450 mil unidades por ano.

Porquê uma plataforma específica para a Europa?

Desde que introduziu a TNGA (Toyota New Global Architecture) em 2015, da qual saíram as plataformas GA-B (usada no Yaris), GA-C (C-HR), GA-K (RAV4) e agora a e-TNGA, todas as necessidades em matéria de plataformas pareciam estar cobertas.

Porém, nenhum dos seis modelos 100% elétricos previstos que derivarão da e-TNGA poderá ser produzido no «velho continente», obrigando a importá-los todos do Japão, como vai acontecer com o novo bZ4X.

Ao conceber a E3 como uma plataforma multi-energias (ao contrário da e-TNGA), vai permitir produzir localmente modelos 100% elétricos, juntamente com os seus modelos híbridos, sem necessidade de criar linhas de produção específicas ou até mesmo construir uma nova fábrica para o efeito.

Quais os modelos que terão como base a E3?

Ao reunir partes da GA-C e da e-TNGA, da E3 derivarão todos os modelos de segmento C da Toyota. Estamos a referirmo-nos, assim, à família Corolla (hatchback, sedã e carrinha), o novo Corolla Cross e C-HR.

 

Por agora, não é possível confirmar qual será o modelo que estreará a nova base.

Fonte: Automotive News Europe