Notícias Toyota Corolla Cross. O SUV do carro mais vendido do mundo vem para a Europa

Fórum Kenshiki 2021

Toyota Corolla Cross. O SUV do carro mais vendido do mundo vem para a Europa

A Toyota acaba de alargar a oferta europeia no segmento C, com a introdução do Corolla Cross com tecnologia híbrida.

Toyota Corolla Cross
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Está confirmado. O Toyota Corolla Cross, a versão SUV do carro mais vendido do mundo, vem mesmo para a Europa, informação confirmada no Fórum Kenshiki, que ocorreu em Bruxelas.

Este SUV do segmento C completa a família de derivações do Corolla, posicionando-se ao lado das variantes hatchback, Touring Sports (carrinha) e sedã.

Com base na plataforma TNGA-C da Toyota, o Corolla Cross é o primeiro modelo da marca nipónica a beneficiar do novo sistema híbrido de quinta geração, que a marca japonesa diz ter uma “resposta mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural”.

A NÃO PERDER: Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?
Toyota Corolla Cross

Na base de todo o sistema está um motor a gasolina de 2.0 litros de capacidade com quatro cilindros que surge associado a uma motorização elétrica e a uma bateria de iões de lítio.

As duas versões disponíveis apresentam uma potência máxima de 197 cv (146 kW) e permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,1s. Contudo, está disponível uma versão de tração dianteira, com apenas um propulsor elétrico, e uma de tração integral (AWD-i) que conta com um motor elétrico extra no eixo traseiro.

A somar a isto, a caixa híbrida foi redesenhada, o que a somar aos novos sistemas de lubrificação e distribuição do óleo de baixa viscosidade ajudam a alcançar uma maior eficiência e potência, graças à redução de perdas elétricas e mecânicas.

Parece um “mini RAV4”

Em termos de imagem, este Corolla Cross assume-se como uma proposta robusta e conta com alguns elementos característicos que nos remetem de imediato para o seu irmão mais velho, o Toyota RAV4.

Toyota Corolla Cross

Destacam-se os para-choques alargados, a grelha frontal dupla e a assinatura luminosa rasgada, detalhes que ajudam a vincar a presença de um modelo que tem 4,46 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,62 m de altura e uma distância entre eixos de 2,64 m.

LEIAM TAMBÉM: Toyota Corolla atualiza-se para 2022. O que traz de novo?

E o interior?

No habitáculo, a Toyota destaca a visibilidade para o exterior (para todos os ocupantes), o espaço amplo na segunda fila de bancos (para a cabeça e para as pernas), a sensação de luz a bordo (fruto do tejadilho panorâmico) e a grande abertura das portas traseiras, para um acesso mais fácil aos bancos posteriores.

No capítulo tecnológico, este Corolla Cross oferece um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 10,52″ e um painel de instrumentos de 12,3” que assenta numa configuração do painel de bordo específico para o mercado europeu.

Toyota Corolla Cross
Sistema multimédia é compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto (com fios).

Segurança reforçada

Equipado com o T-Mate, que combina a última geração do conjunto de sistemas Toyota Safety Sense com outros sistemas de assistência ativa de condução e estacionamento, o Corolla Cross conta com um sistema de pré-colisão que oferece supressão de aceleração a baixa velocidade, assistência inteligente em cruzamentos e deteção de veículos em aproximação.

A NÃO PERDER: Toyota RAV4 Plug-in. Quase 100 km sem gastar gasolina na cidade

Outras novas funções do Toyota Safety Sense incluem o sistema de Travagem de Emergência à Condução (EDSS) e conta ainda com atualizações automáticas remotas (Over The Air) que podem adicionar novas funcionalidades durante a vida do veículo.

Toyota Corolla Cross

Quando chega?

A chegada ao mercado português só vai acontecer a partir do último trimestre de 2022, pelo que ainda não são conhecidos os preços nem a constituição da gama para o nosso mercado.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Toyota GR86?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?