Notícias Adeus Partner. Este é o novo Peugeot Rifter

Salão de Genebra 2018

Adeus Partner. Este é o novo Peugeot Rifter

O último, mas não menos importante, modelo do trio dos novos modelos para o mercado profissional/lazer dá-se a conhecer. Tudo sobre o novo Peugeot Rifter.

Peugeot Rifter

Até agora conhecido como novo Partner, a Peugeot trocou-nos as voltas e estreou uma nova designação. Peugeot Rifter é o seu nome — abandonando a designação Partner Tepee, que identificava o antecessor. Após a apresentação dos Citroën Berlingo e Opel Combo Life, fica assim completa a apresentação da nova geração de modelos com destino ao mercado profissional e de lazer.

Tal como os Berlingo e Combo Life, também o Peugeot Rifter verá a sua produção dividida entre a fábrica de Vigo, Espanha e a “nossa” fábrica de Mangualde — apesar de permanecer a ameaça do fim da produção na unidade lusa.

O que tem em comum com os “irmãos”

O Peugeot Rifter partilha com os restantes modelos a plataforma EMP2 e as generosas quotas de espaço habitável — tanto para os passageiros como para as bagagens, assim como a elevada modularidade, versatilidade e praticidade. Também terá duas carroçarias disponíveis — regular e longa —, e ambas possíveis de ter até sete lugares.

Peugeot Rifter

No capítulo das motorizações, “nada de novo”. Isto é, as motorizações já anunciadas para a Citroën Berlingo são exatamente as mesmas para o Peugeot Rifter. As motorizações a gasolina ficam a cargo do 1.2 PureTech, com versões de 110 e 130 cv, esta última equipada com um filtro de partículas. Do lado do Diesel, três versões do novo 1.5 BlueHDi —75, 100 e 130 cv.

Ambos os propulsores estarão acoplados a caixas manuais de cinco velocidades, com o 1.5 BlueHDi de 130 cv a receber uma velocidade extra. Em opção, e disponíveis em 2019, uma caixa de velocidades automática de oito velocidades (EAT8), associada à versão de 130 cv dos 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi.

O mesmo se passa com as tecnologias presentes, que podem ser encontradas nos três modelos — desde a travagem automática de emergência, ao cruise control adaptativo, até à câmara panorâmica traseira (180º).

Tração integral — a grande novidade

O Peugeot Rifter assume claramente uma inspiração SUV para definir o seu aspeto, mas não se fica por aí. Está disponível o Advanced Grip Control, que otimiza a tração para diferentes tipos de piso, e que pode vir associado a pneus Michelin Lattitude Tour para lama e neve. Associado a este sistema está o Hill Assist Descent Control que mantém uma velocidade otimizada em descidas acentuadas.

Peugeot Rifter
Óculo traseiro com abertura independente do portão

Mas a grande novidade é o anúncio de uma versão com tração integral, que estará disponível como opcional. O desenvolvimento desta versão foi um esforço conjunto com o parceiro de longa data da Peugeot, a Dangel — empresa que se dedica à transformação de modelos Peugeot, adicionando tração integral e capacidades fora de estrada. Um pequeno exemplo das capacidades da Dangel:

Peugeot 505 4x4 Dangel
Peugeot 505 4×4 Dangel. Pronta para todos os obstáculos.

i-Cockpit no interior

Tal como os seus “irmãos”, por fora o Peugeot Rifter distingue-se pela frente específica, inspirada pelos SUV da marca, como o 3008. A surpresa advém do interior, que ao contrário do que seria expectável, revela-se mais distinto do que o Berlingo e o Combo Life, com a marca francesa a integrar o seu i-Cockpit — este caracteriza-se pelo posicionamento elevado do painel de instrumentos e pelo volante “achatado” no topo e em baixo.

Ainda no campo visual, algumas versões virão com jantes de 17″, opção que fará parte do Rifter GT Line, além de outros pormenores estilísticos exclusivos, como apontamentos em Onyx Black — contorno da grelha, capas dos retrovisores, entre outros. Os interiores do GT Line também terão apresentação mais cuidada, recorrendo ao tom Quente Brown (castanho) para alguns revestimentos, Tissu Casual para os tecidos e um padrão axadrezado para o painel de instrumentos.

Em Portugal

Como acontece com o Citroën Berlingo e Opel Combo Life, o Peugeot Rifter iniciará a sua comercialização em setembro próximo. A apresentação ao público decorrerá já no próximo mês, no Salão de Genebra, que contará também, com a exibição de um show car único.

Sabe esta resposta?
Quem é o novo embaixador da marca Peugeot?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot. Este é o novo embaixador da marca
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot. Este é o novo embaixador da marca