Notícias Pequeno grande «monstro». Apenas 40 kg mas quase 550 cv para este motor elétrico

Inovação

Pequeno grande «monstro». Apenas 40 kg mas quase 550 cv para este motor elétrico

O HPM-400 é o motor elétrico com "a maior densidade de potência do mundo", diz a Equipmake, que o criou. Será que pode chegar aos automóveis?

Motor HPM-400
© Equipmake

Debates e filosofias à parte, há algo que todos devem ser capazes de reconhecer ao motor elétrico: são capazes de produzir muita potência, mantendo-se muito leves e compactos.

Exatamente o oposto do que assistimos nos motores de combustão interna, que obrigam a aumentar a capacidade e o número de cilindros para ir em busca de mais potência. Ou então, à instalação de um turbo ou de um supercharger.

O mesmo é dizer que aumentar o rendimento do motor significava, na grande maioria dos casos, aumentar o peso e volume do conjunto. Algo que os motores elétricos vieram contrariar, acabando por democratizar, quase por completo, a potência nos automóveis.

Não faltam exemplos disso: veja-se o Kia EV6 GT com 585 cv, o mais pequeno MG4 XPower com 435 cv ou o Tesla Model S Plaid com 1020 cv. E isto leva-nos a questionar: onde estará o limite do motor elétrico?

Um motor monstruoso com apenas… 40 kg

Denominado HPM-400 e criado pelos britânicos da Equipmake, este pequeno motor é a derradeira prova do potencial dos propulsores elétricos, uma vez que com um «corpo» que pesa somente 40 kg (30 kg do motor + 10 kg do inversor de carboneto de silício) é capaz de entregar um máximo de 400 kW (544 cv) e 250 Nm, ao mesmo tempo que gira até às 20 000 rpm.

Motor HPM-400
© Equipmake Sozinho, este motor elétrico pesa apenas 30 kg. Com o inversor associado, o conjunto sobe aos 40 kg

São números impressionantes e que fazem deste o motor “com maior densidade de potência em todo o mundo”, como pode ler-se no comunicado da empresa sediada em Norfolk, no Reino Unido.

Apresentado ao mundo na conferência «Future Propulsion», em 2023, também no Reino Unido, o HPM-400 foi originalmente desenvolvido para “ser usado como bomba de combustível de um foguetão”, como explica Ian Foley, diretor executivo da Equipmake.

O objetivo inicial era desenvolver este motor para ser usado no programa do foguetão Eris, da empresa australiana Gilmour Space Technologies. Por isso mesmo foi construído para suportar acelerações e condições extremas.

Para se ter uma ideia, o HPM-400 foi pensado para poder funcionar “à pressão atmosférica e no vácuo”, pelo que a sua utilização não tem limites. Foi desenhado “para aplicações espaciais, aeroespaciais e marítimas de alto rendimento”, explica a Equipmake.

Pode chegar aos automóveis?

Com todo este potencial, não podemos deixar de imaginar esta tecnologia aplicada aos automóveis. Isso não parece, de todo, um exercício assim tão distante, uma vez que esta empresa tem no seu catálogo motores elétricos para automóveis, autocarros e camiões.

Equipmake fábrica
© Equipmake

A somar a isso, o diretor executivo da empresa, Ian Foley, tem uma carreira ligada aos automóveis e à competição. Foi diretor de pesquisa e desenvolvimento da Lotus na Fórmula 1 entre 1991 e 1994 e passou sete anos na liderança da Williams Hybrid Power.