Notícias ID.7 Tourer. Esta é a primeira carrinha 100% elétrica da Volkswagen

Apresentação

ID.7 Tourer. Esta é a primeira carrinha 100% elétrica da Volkswagen

A Volkswagen vai lançar o ID.7 Tourer, uma das carrinhas mais amplas da indústria automóvel, e nós fomos os primeiros a conhecê-la.

Volkswagen ID.7 Tourer traseira 3/4
© Volkswagen

A estratégia «bicéfala» na Volkswagen não mostra sinais de abrandamento, com uma linha de modelos com motor de combustão e outra de veículos feitos sobre plataformas elétricas específicas.

Tendo em conta esta estratégia, em simultâneo com a oitava geração do Passat — vai existir apenas como carrinha — surge também o «Passat elétrico». Já conhecemos o ID.7 berlina, agora chegou a vez do ID.7 Tourer, a carrinha.

Este ID.7 Tourer promete ser a silhueta com mais procura na Europa — já como acontece com o Passat Variant —, principalmente em países como a Alemanha, Itália e também Portugal, onde a legião de adeptos das carrinhas é maior.

Mais espaço

As dimensões exteriores são idênticas entre as duas carroçarias. Sendo de salientar os longuíssimos 4,96 m de comprimento e 2,97 m entre-eixos, com formas que resultam num coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,24. Ligeiramente pior que a berlina cuja seção posterior contribui para um Cx de 0,22.

Já conduzimos o Volkswagen ID.7 em mais que uma ocasião. Fique a saber tudo o que achámos sobre a berlina elétrica de grandes dimensões da marca alemã:

Até à zona do tejadilho, por cima da segunda fila de bancos, a berlina e o Tourer são iguais, mas a partir daí a linha superior da carroçaria mantém a sua horizontalidade até cair finalmente na zona do vidro traseiro.

Isto traduz-se numa maior altura disponível para os passageiros traseiros, o que a par da «interminável» distância entre eixos e da ausência de um túnel de transmissão, faz com que a segunda fila do Volkswagen ID.7 Tourer seja uma das mais amplas de toda a indústria automóvel.

Para comparação, sentei-me atrás e o topo da cabeça ficou a mais de cinco dedos do teto e os joelhos ficaram a mais de palmo e meio afastados dos bancos dianteiros. Veja na galeria:

A qualidade de materiais e revestimentos é igualmente elevada. Na versão que pude conhecer, as bolsas nas portas (dianteiras e traseiras) estavam muito bem revestidas com uma espécie de alcatifa, assim como existiam vidros duplos nas janelas dianteiras a traseiras (de série nas versões com equipamento mais rico).

Bagageira enorme

Se o espaço para os ocupantes traseiros é vasto, a bagageira do ID.7 Tourer não fica atrás, ao apresentar um volume de 605 litros, mais 73 litros que a berlina.

Com as costas dos bancos traseiros rebatidos (operação que pode ser feita a partir da bagageira, em cujas paredes existem duas patilhas que as baixam automaticamente), o volume máximo ascende a uns impressionantes 1714 litros (contra 1514 da berlina).

Alguns acessórios melhoram a funcionalidade deste porta-bagagens, como um módulo para organizar carga e impedir que a mesma deslize com o ID.7 Tourer em movimento, e uma rede ou uma base de fixação para bicicletas no exterior, que consegue suportar até 75 kg (dando para duas bicicletas elétricas, por exemplo). 

Mais ligado e mais relaxado

No «novo» interior destaca-se o teto panorâmico cuja opacidade pode ser regulada eletronicamente, graças a uma película de cristal líquido integrada no vidro. Quando é aplicada corrente os cristais rearranjam-se para que a luz seja autorizada a passar, sucedendo o oposto quando o mesmo é desligado.

O sistema head-up display é de série e passou a integrar uma função de emparelhamento com smartphones (Apple CarPlay ou Android Auto) para que possa mostrar a informação de navegação ativa — segundo a Volkswagen, este foi um pedido de muitos clientes.

Cockpit Volkswagen ID.7
© Volkswagen Enquanto a bateria do ID.7 está a ser carregada este ativa funções de Wellness (bem-estar). Os programas são desativados automaticamente ao fim de 10 minutos (Fresh Up e Calm Down) ou 20 minutos (Power Break).

Além disso, nesta atualização o Volkswagen ID.7 Tourer passa a incluir um novo assistente de bordo (IDA, com informação sobre resultados desportivos, informação meteorológica e outros dados em tempo real) apresentado no ecrã central de 15” e ChatGPT (Inteligência Artificial).

Há ainda uma nova aplicação Wellness (bem-estar) com três programas distintos: Fresh Up (Refrescar), Calm Down (Relaxar) e Power Break (Pausa Revigorante).

A ideia é proporcionar o máximo de conforto e até alguns tempos de relaxamento: ativa funções de iluminação ambiente, áudio, massagem, climatização dos bancos, ar condicionado e teto panorâmico. Se o carro estiver parado são também mostradas animações a condizer no ecrã central.

Duas versões

Vão existir ainda duas versões do ID.7 Tourer — Pro e Pro S —, ambas de tração traseira e com 210 kW (286 cv). A diferença entre as duas está na bateria: 77 kWh (82 kWh brutos) no Pro, e 86 kWh (91 kWh brutos) no Pro S.

Também a potência máxima de carregamento difere nos dois: 175 kW (corrente contínua) para o Pro e 200 kW para o Pro S.

Os consumos e autonomias estão ainda em processo de homologação, mas a marca alemã estima que os valores finais rondem os 610 km no caso da bateria mais pequena e 687 km no da maior.

Volkswagen ID.7 Tourer, vista 3/4 traseira
© Volkswagen

Quando chega?

As entregas em Portugal deverão ocorrer durante o verão, prevendo-se que o Volkswagen ID.7 Tourer custe cerca de mil euros a mais do que a berlina, o que permite estimar um preço de entrada na ordem dos 61 mil euros.

Sabe esta resposta?
Que modelo da Volkswagen venceu o Carro do Ano Portugal em 2004?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal