Notícias Houve um Citroën Saxo 100% elétrico? Sim e este está à venda

Venda

Houve um Citroën Saxo 100% elétrico? Sim e este está à venda

No mundo dos classificados, por vezes, encontram-se verdadeiros pedaços de história do mundo automóvel, como este Citroën Saxo elétrico.

Citroën Saxo Electrique - 3/4 de frente
© Sky Automobile

Ainda antes do virar do milénio, alguns construtores já apostavam em utilitários 100% elétricos, ainda que a uma escala menor daquela que vemos hoje. Este Citroën Saxo 100% elétrico à venda na Alemanha é um exemplo disso.

Claro que no final do séc. XX a eletrificação não estava no topo da lista de prioridades de nenhum construtor e na maioria dos casos, estes modelos tinham como destino clientes institucionais.

Além disso, a tecnologia disponível ainda estava muito longe do ponto em que estamos hoje, o que também limitava a sua utilização.

Mesmo assim, foram produzidas (pela Heuliez) 5500 unidades deste Citroën Saxo Electrique que quase passava por um comum Saxo a combustão. A inscrição Electrique nos frisos das portas é um dos detalhes que o distingue. O outro é a tampa de acesso ao carregador, que se encontra do lado direito da carroçaria.

O motor elétrico, montado à frente, debitava apenas 20 kW (27,2 cv) de potência máxima e 127 Nm de binário, o que ajuda a justificar a velocidade máxima de apenas 91 km/h. Os números são muito modestos, mas ainda assim beneficiava do facto de pesar menos de 1100 kg.

A alimentar o motor elétrico não estava uma bateria de iões de lítio, como acontece hoje, mas um conjunto de 20 baterias de níquel-cádmio (da SAFT), separadas em três blocos. Cada bateria tinha apenas 6 V, totalizando 120 V em série e 100 Ah, o que equivale a 12 kWh de capacidade.

Não admira, portanto, que a autonomia anunciada fosse de apenas 80 km. Só que isso era quando em novo. Este exemplar já conta com 25 anos de idade, assim como as suas baterias. Por isso, a autonomia máxima ronda agora os 60 km reais, como refere o seu antigo proprietário.

Elétrico, mas esconde um motor a gasolina

A unidade que vemos nas imagens teve apenas um proprietário, que a comprou, nova, em 1999 e o odómetro regista perto de 73 mil quilómetros na clássica instrumentação da Jaeger.

Face aos restantes Citroën Saxo, o painel de instrumentos também distinguia o Electrique, uma vez que o mostrador do lado direito tinha uma escala que nos indicava a percentagem de potência em utilização. Em vez do indicador do nível de combustível, estava um mostrador «Eco», através do qual era possível perceber se estávamos (ou não) a usar o pedal do acelerador da forma mais correta.

Uma das melhores curiosidades deste modelo, é que também estava equipado com um motor a gasolina. Mas não se tratava de um híbrido. Este motor auxiliar estava destinado apenas a gerar energia para o sistema de aquecimento da Webasto, contando com um depósito com 12 litros de capacidade.

O concessionário onde este Citroën Saxo Electrique está disponível mostra um preço de 4850 euros. É referida a sua “exclusividade” e “possível interesse por parte de colecionadores” para justificar este valor.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima combinada do Mercedes-Benz 190 E Elektro, um protótipo de 1992?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este 100% elétrico fez mais de 100 000 km num ano. Estávamos em 1992