Notícias ChatGPT chega aos Peugeot. Este será o primeiro modelo a recebê-lo

Tecnologia

ChatGPT chega aos Peugeot. Este será o primeiro modelo a recebê-lo

No Peugeot E-Lion Day a marca francesa anunciou muitas novidades, entre as quais a utilização do Chat GPT nos seus novos modelos.

assinatura luminosa peugeot 3008
© Peugeot

Depois da Mercedes-Benz e da Volkswagen, foi a vez da Peugeot anunciar que o ChatGPT vai chegar aos seus automóveis.

Já a partir do novo Peugeot 3008/e-3008, todos os novos automóveis da marca do leão (passageiros e comerciais ligeiros) vão contar com ChatGPT integrado no i-Cockpit, para assim melhorar a interação entre o condutor e o assistente de voz.

Segundo a Peugeot, esta novidade vai permitir elevar e melhorar a experiência de utilização, uma vez que as interações com o ChatGPT prometem ser muito abrangentes.

interior Peugeot e-3008
© Peugeot

Será possível, por exemplo, questionar os sistemas acerca dos monumentos a visitar numa determinada cidade. Ou então, por outro lado, dar «rédea solta à imaginação» e pedir-lhe, por exemplo, para que faça uma piada sobre o automóvel que estamos a conduzir. Tudo é possível.

Gama com 14 modelos elétricos em 2024

O anúncio da integração do ChatGPT nos modelos novos da Peugeot foi feito durante mais uma edição do Peugeot E-Lion Day, um evento anual onde o construtor francês detalha algumas das suas maiores novidades, bem como novos compromissos para o futuro.

Peugeot E-Lion Day 2024
© Peugeot

Na edição deste ano, Linda Jackson, diretora executiva da Peugeot, reforçou que o objetivo da marca do leão é tornar-se líder do mercado elétrico europeu até 2025. Para isso aposta num catálogo de modelos que apresenta como sendo “a mais ampla gama elétrica de todos os construtores europeus de automóveis”.

Formada por 12 modelos, dos quais nove de passageiros, a gama de propostas 100% elétricas da Peugeot vai receber, ainda este ano, dois novos modelos: E-408 e E-5008, que se juntam ao já conhecido E-3008.

A somar a isso, encontramos ainda modelos como o novo E-308 (e E-308 SW), que já testámos em vídeo, e os renovados E-208 e E-2008, além de propostas como o E-Rifter, E-Traveller, E-Partner, E-Expert e E-Boxer.

gama elétricos Peugeot
© Peugeot Gama de modelos 100% elétricos (ligeiros de passageiros) da Peugeot

Cobertura alargada para componentes

Outra das novidades anunciadas neste Peugeot E-Lion Day foi o novo programa “Peugeot Allure Care”, que propõe cobertura do motor elétrico, do carregador, do grupo motopropulsor e dos principais componentes elétricos e mecânicos durante um período de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Este programa vem juntar-se à garantia específica que a Peugeot já oferecia para todas as baterias dos seus modelos 100% elétricos, também ela válida por um período de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Esta cobertura “Peugeot Allure Care” é ativada automaticamente por um período de dois anos ou 25 mil quilómetros após cada manutenção efetuada na rede da marca francesa.

Ordem para reciclar

Outro projeto apresentado no Peugeot E-Lion Day deste ano foi o do reforço das atividades de Economia Circular, que assenta na redução dos materiais usados, no aumento de utilização de materiais reciclados e no aumento da longevidade de todos os componentes.

Pack bateria do e-3008
© Miguel Dias/Razão Automóvel A bateria do Peugeot e-3008

Nesta sequência, a Stellantis criou a SUSTAINera Valorauto, uma joint venture feita com a Galloo, para a recolha e desmantelamento de veículos, bem como o recondicionamento e comercialização de peças viáveis, sem esquecer a reciclagem de materiais.

A somar a isso, a Stellantis assinou uma parceria com a Orano, dedicada à reciclagem de baterias de automóveis elétricos na Europa e na América do Norte, além de manter em funcionamento uma divisão específica, dentro do grupo, dedicada exclusivamente à reparação de baterias.

Sabe esta resposta?
Quantas motorizações elétricas traz o novo Peugeot e-3008?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já sabemos quanto custa o novo Peugeot 3008 e e-3008
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já sabemos quanto custa o novo Peugeot 3008 e e-3008