Notícias Panoramic i-Cockpit. Este é o interior do novo Peugeot 3008

Apresentação

Panoramic i-Cockpit. Este é o interior do novo Peugeot 3008

O desvendar do novo Peugeot 3008 tem início com a revelação do seu interior, que estreia o novo panoramic i-Cockpit.

peugeot panoramic i-cockpit
© Peugeot

Em setembro vamos conhecer uma nova geração do Peugeot 3008 e esta promete muitas e importantes novidades.

A começar pela silhueta distinta, do tipo fastback, como pela estreia de não uma, mas três variantes 100% elétricas. O interior da nova geração não podia ficar atrás e a Peugeot decidiu mostrá-lo… já.

Foram divulgadas as primeiras imagens do interior do novo Peugeot 3008, que irá estrear o panoramic i-Cockpit, a nova geração do i-Cockpit.

peugeot panoramic i-cockpit
© Peugeot

Foi em 2012 que a Peugeot introduziu o i-Cockpit no primeiro 208 e desde então adotou sempre a mesma e nem sempre consensual configuração, onde não olhamos através do volante para ver o painel de instrumentos, mas sim por cima deste.

Para isso, o painel de instrumentos surge numa posição mais elevada que o habitual, sendo combinado com um volante de dimensões reduzidas.

Novo, mas igual

O novo panoramic i-Cockpit não é diferente. O volante foi redesenhado, apresenta uma nova almofada central mais compacta e tem novos comandos táteis, mas mantém as dimensões reduzidas, apresentando o topo e o fundo achatados.

peugeot panoramic i-cockpit
© Peugeot

A grande novidade está na «fusão» do ecrã que serve de painel de instrumentos com o do sistema de infoentretenimento, passando a ser um ecrã único curvo, direcionado para o condutor, de 21″.

A relação entre o volante e o ecrã de 21″ mantém-se: temos de olhar sempre por cima do volante para ver as informações que surgem no ecrã.

Os designers da Peugeot procuraram também dar a percepção de que este novo ecrã curvo de 21″ flutuava sobre o painel de bordo. Para isso, o suporte do ecrã está escondido e o efeito «flutuante» é acentuado por uma iluminação ambiente LED específica situada abaixo do ecrã.

i-Toggles configuráveis

Os comandos físicos são reduzidos ao mínimo, mas os i-Toggles, estreados pelo Peugeot 308, marcam presença no interior do novo 3008.

peugeot panoramic i-cockpit
© Peugeot

Estes podem ser programados para acedermos rapidamente às 10 funções que mais usamos, seja a navegação, a nossa estação de rádio favorita ou até a possibilidade de ligar a um contacto frequente.

Consola central com mais espaço

As novidades do panoramic i-Cockpit não se encerram no seu ecrã curvo de 21″. A Peugeot reposicionou o comando da transmissão da consola central para o lado direito do volante, perto do botão de arranque.

peugeot panoramic i-cockpit
© Peugeot

A consola central fica assim livre para ter mais espaços de arrumação e passa a poder carregar (por indução) o nosso smartphone.

Podemos ver ainda que a consola central integra um comando para alterar o volume do som, selecionar o modo de condução e pequenos botões para algumas funções relacionadas com a climatização.

Ambiente tecnológico, mas acolhedor

Como tem sido característico dos interiores da Peugeot desde que o i-Cockpit foi introduzido, «respira-se» um ambiente tecnológico, mas sem deixar de ser convidativo.

Nesta nova geração, o panoramic i-Cockpit recorre a vastas áreas em tecido que contrastam com o seu lado mais tecnológico.

A iluminação ambiente também contribui para isso, estendendo-se a toda a largura do painel de bordo e painéis das portas. Esta reflete-se num acabamento em alumínio genuíno e apresenta oito tons diferentes à escolha.

Teremos agora de aguardar por setembro, para conhecer a totalidade do novo Peugeot 3008.