Notícias Agora sem camuflagem. Os 5 pontos chave do novo Skoda Scala

Apresentação

Agora sem camuflagem. Os 5 pontos chave do novo Skoda Scala

Já o tínhamos visto camuflado, mas agora é oficial. O Skoda Scala foi apresentado ontem e é a aposta da marca para o segmento C, onde habitam os Golf, Focus ou Ceed.

Skoda Scala

Já conhecíamos o interior, já sabíamos as suas dimensões e até já tínhamos uma noção das suas formas gerais. No entanto, só ontem é que foi revelado oficialmente o novo Skoda Scala, que substitui não só o Rapid, como vê o seu posicionamento subir, assumindo-se, sem dúvidas, como um segmento C.

Apesar de ser o primeiro Skoda a recorrer à MQB A0, a mesma plataforma do Volkswagen Polo e do SEAT Ibiza, o Scala vai concorrer com modelos como o Ford Focus ou o Volkswagen Golf. E, verdade seja dita, lá dimensões para o fazer ele tem.

Para teres uma ideia, o Skoda Scala mede 4,36 m, isto faz com que o modelo checo seja maior, por exemplo, que o SEAT Leon (4,28 m)  ou o Volkswagen Golf (4,26 m). Em termos de motorizações, o Skoda Scala vai contar com cinco motorizações, três a gasolina, uma Diesel e ainda uma movida a gás natural (GNC).

VÊ TAMBÉM: Skoda Kodiaq RS chega a Paris com recorde no “inferno verde”
Skoda Scala
O Skoda Scala é o primeiro modelo da Skoda a não contar com o símbolo na traseira. No seu lugar aparece escrito o nome da marca checa.

Design: o começo de uma nova filosofia

Antecipado pelo protótipo Vision RS que a marca checa revelou no Salão de Paris, o Scala é, de acordo com a marca, o primeiro modelo a implementar a nova fase de linguagem de design da Skoda.

Uma das novidades nesta evolução do estilo da Skoda é o facto de na traseira surgir o nome da marca em vez do logótipo (o Scala é o primeiro Skoda a fazê-lo na Europa). Para além disso, destaca-se ainda o uso de faróis LED à frente e atrás, sendo o primeiro modelo o segmento a oferecer este tipo de iluminação de série.

VÊ TAMBÉM: Skoda Karoq Sportline. Não, não é só “show-off”

Interior: espaço é coisa que não falta

Por dentro do Skoda Scala também é visível a adoção de uma nova filosofia de design. Assim, o novo modelo da Skoda passou a contar com um ecrã tátil no topo do tablier e abdicou de uma série de botões e comandos físicos, mais uma vez, uma solução que vimos antecipadamente no concept Vision RS.

Graças à adoção da plataforma MQB A0, o Skoda Scala consegue oferecer quotas de habitabilidade equivalentes às do Octavia. Já a bagageira tem capacidade para 467 l, uma das maiores do segmento — o (bem) mais comprido Civic consegue 478 l.

Em relação aos sistemas de infotainment, o Skoda Scala é o primeiro modelo da marca checa a estar sempre online. Isto deve-se à presença de um cartão eSIM integrado, que proporciona uma ligação à internet sem necessidade de um cartão SIM adicional ou de ligação com cabo através de um smartphone.

O Scala pode dispor do SKODA Connect app, que permite trancar ou destrancar o carro remotamente através de um smartphone e até verificar se as janelas estão todas fechadas. O Skoda Scala pode contar com o Virtual Cockpit com ecrã de 10,25″ como opcional e oferece um ecrã tátil de 9,2″ .

VÊ TAMBÉM: O Skoda Fabia foi renovado, mas pouco. Ainda tem argumentos?

Os motores e o chassis do Skoda Scala

Para além de dispor de cinco motorizações, o Scala vai ainda contar, como opcional, com um chassis de vocação mais desportiva, Chassis Sport Preset, que não só aproxima o Scala 15 mm do solo, como adiciona um modo de condução Sport, que altera a rigidez dos amortecedores reguláveis, selecionável através do menu Driving Mode Select.

Motor Potência Binário Transmissão
1.0 TSI, 3 cil. 95 cv 175 Nm Manual, 5 vel.
1.0 TSI, 3 cil. 115 cv 200 Nm Manual, 6 vel., Auto. DSG, 7 vel. (opcional)
1.5 TSI, 4 cil. 150 cv 250 Nm Manual, 6 vel., Auto. DSG, 7 vel. (opcional)
1.6 TDI, 4 cil. 115 cv 250 Nm Manual, 6 vel., Auto. DSG, 7 vel. (opcional)
1.0 G-TEC*, 3 cil. 90 cv 145 Nm Manual, 6 vel.

*Disponível mais tarde em 2019

Skoda Scala
O Driving Mode Select afeta a resposta da direção, do motor e da transmissão. Este surge com quatro modos: Normal. Eco, Sport e Individual.
VÊ TAMBÉM: O adeus às três portas nos SEAT Leon e Mii

A segurança não foi esquecida

Graças ao recurso à nova plataforma, a Skoda pôde equipar o Scala com os mais recentes sistemas de segurança e de assistência à condução herdados dos modelos de segmento superior do Grupo Volkswagen.

Assim, o Scala oferece, como opcionais, sistemas como o Side Assist (que indica ao condutor quando um veículo se aproxima para o ultrapassar), o Cruise Control Adaptativo e o Park Assist.

VÊ TAMBÉM: Fiat Panda leva zero estrelas para casa no teste do Euro NCAP

De série, o Skoda Scala conta com sistemas como o Lane Assist e Front Assist sendo que o segundo dispõe do sistema City Emergency Brake que monitoriza a área em frente ao carro enquanto se conduz em zonas urbanas e é capaz de travar em caso de emergência.

Skoda Scala
O Skoda Scala conta com até nove airbags, (oferece, pela primeira vez no segmento, airbags laterais traseiros opcionais). O Scala pode ser equipado com o sistema Crew Protect Assist que no caso de uma colisão iminente fecha as janelas e aciona os pré-tensores dos cintos dianteiros.

Soluções simply clever mantêm-se

Como não podia deixar de ser quando falamos num Skoda, o Scala também dispõe de uma série de soluções tipicamente simply clever. Mas neste caso estas vão bem além do guarda-chuva na porta do condutor ou do raspador de gelo na tampa do depósito de combustível.

Skoda Scala
Ao todo o Skoda Scala conta com quatro entradas USB no habitáculo.

Assim, destacam-se uma bola de reboque retrátil eletricamente (basta pressionar um botão na bagageira), a porta da bagageira opcional elétrica, incluindo função “tip-to-close”, quatro entradas USB (duas à frente e duas atrás) entre outras soluções.

O Skoda Scala tem chegada prevista aos stands portugueses no segundo trimestre de 2019. No entanto, a marca checa ainda não divulgou os preços.

 

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Honda HR-V Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Honda HR-V Sport. Agora com mais picante
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Honda HR-V Sport. Agora com mais picante