Notícias Conheça as 6 novidades que vão marcar o Salão de Munique 2025

Salão de Munique 2025

Conheça as 6 novidades que vão marcar o Salão de Munique 2025

Entre protótipos e modelos de produção, o Salão de Munique 2025 estreia seis modelos que vão dominar a atenção do público e da indústria.

render volkswagen t-roc 2026
© Volkswagen

O Salão de Munique (IAA Mobility) ainda é um evento recente — tomou o lugar do gigante Frankfurt —, e começou de forma modesta em 2021, ainda no rescaldo da pandemia.

Mas está a crescer em dimensão e relevância, com a edição deste ano (9-14 de setembro) a prometer várias estreias mundiais… e nem todas são da casa, que é como quem diz, nem todas são alemãs.

Entre novos modelos de produção que vão marcar 2026 e protótipos que antecipam tendências e o futuro das marcas, Munique promete ser o palco das estreias mais importantes do ano. Das que já temos conhecimento reunimos as seis mais importantes e nas quais os seus criadores apostaram muito.

BMW iX3

Protótipo do BMW iX3 2026 visto de frente
© Razão Automóvel Fotos-espia do futuro BMW iX3, que será revelado no Salão de Munique 2025.

Este é o primeiro capítulo de uma nova era para a BMW, onde a eletrificação ganha protagonismo, estreando uma nova plataforma, tecnologia e até design — um capítulo onde a marca bávara costuma estar nas bocas do mundo e nem sempre pelos melhores motivos.

Antecipados pelos protótipos Neue Klasse (“nova classe”, em português), chega agora o dia de conhecer o primeiro modelo de produção desta nova geração de produtos: o novo BMW iX3.

A nova plataforma integrará a sexta geração da tecnologia eDrive da BMW, com motores mais eficientes, novas baterias com células cilíndricas (cerca de 100 kWh de capacidade no total) e um sistema elétrico de 800 V (potências de carregamento até 400 kW). A BMW promete ganhos de 25% em eficiência e autonomia de até 650 km (WLTP).

Mais do que um novo SUV 100% elétrico, este modelo é, segundo a marca, “o primeiro vislumbre do enorme salto tecnológico” que veremos em todos os BMW da nova geração Neue Klasse.

Mercedes-Benz GLC

Mercedes-Benz GLC EQ - 3/4 de frente
© Mercedes-Benz O Mercedes-benz GLC substitui indiretamente o EQC, lançado em 2018.

A Mercedes-Benz não quis ficar atrás da arquirrival de Munique e promete «estragar a festa» da equipa da casa com um concorrente direto: o novo GLC 100% elétrico.

É um dos pilares da nova ofensiva elétrica da marca da estrela, iniciada com o CLA. Estreia também uma nova plataforma (MB.EA) dedicada a elétricos e adota também uma arquitetura de 800 V. Já sabemos que vai equipar uma bateria de 94,5 kWh, anunciando cerca de 650 km de autonomia (WLTP) — exatamente o mesmo que a BMW anuncia para o novo iX3.

Mas não se fica por aí. O SUV vai também estrear uma nova identidade visual para os elétricos da Mercedes-Benz, destacando-se a enorme e iluminada grelha dianteira.

Renault Clio

Protótipo do Renault Clio — frente 3/4
Assente numa evolução da plataforma CMF-B, o Renault Clio 2026 promete ser distinto na aparência, mas o preço deverá manter-se competitivo.

Mas não veremos apenas SUV elétricos alemães no Salão de Munique 2025. Talvez uma das novidades mais relevantes para o mercado será a apresentação pública da nova geração do Renault Clio, que continua a ser um dos modelos mais vendidos do mercado europeu.

Com o Renault 5 a dar cartas nos elétricos, o novo Clio continuará a manter-se fiel à combustão, ainda que parcialmente eletrificada, integrando sistemas mild-hybrid e híbridos (full hybrid, que não precisam de carregamento externo).

Pelo caminho fica a motorização Diesel, mas a motorização bifuel (gasolina + GPL), que tantos adeptos tem em Portugal, promete continuar. A encimar a gama deverá estar a mesma motorização full hybrid que equipa o Renault Symbioz E-Tech, que já testámos.

Volkswagen T-Roc

Teaser Volkswagen T-Roc 2026
© Volkswagen Estamos a poucos dias de conhecer o novo Volkswagen T-Roc. A silhueta é familiar, mas veremos aproximar-se visualmente dos modelos mais recentes lançados pela Volkswagen.

A segunda geração do Volkswagen T-Roc está aí à «porta» e — boas notícias — vai continuar a ser fabricada na Autoeuropa, em Palmela.

Se o visual vai evoluir, ao nível da oferta mecânica vai acontecer uma espécie de revolução: o novo T-Roc será o primeiro Volkswagen a ter um sistema full hybrid (sem carregamento externo). A marca alemã junta-se, assim, a marcas como a Toyota, Kia ou Renault. É de esperar que esta motorização chegue a mais modelos da marca, como o Golf e o Tiguan.

Saiba mais: Quase a chegar. Volkswagen revela imagem do novo T-Roc

Além disso, esperem motorizações mild-hybrid, mais espaço a bordo e mais conteúdo tecnológico. A revelação está a poucos dias de acontecer, mas a estreia pública será no Salão de Munique 2025.

Volkswagen ID.2

Protótipo do Volkswagen ID.2 — frente 3/4
© Razão Automóvel

A importância do Volkswagen ID.2 não é de descurar. É o primeiro de uma nova geração de elétricos mais acessíveis do grupo alemão, prometendo preços a começar nos 25 mil euros.

Assenta sobre a nova plataforma MEB Entry e anuncia até 450 km de autonomia (WLTP). Pense nele como um Polo elétrico, mas com espaço ao nível de um Golf. A sua chegada, no entanto, só está prevista para 2026.

Será produzido em Martorell, a casa da SEAT S.A., e não será o único. No Salão de Munique também vamos ver os «primos» tecnicamente idênticos CUPRA Raval (ainda que camuflado) e o protótipo Volkswagen ID.2X. Este última antecipa um crossover elétrico, equivalente ao T-Cross.

Desta nova geração de elétricos do Grupo Volkswagen fica por confirmar apenas a presença do do Skoda Epiq.

Volvo ES90

Volvo ES90 - 3/4 de frente
© Volvo O Volvo ES90 tem um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,25, o mais baixo da marca.

Não saindo dos elétricos e marcando o regresso da Volvo aos salões alemães após 12 anos, veremos em Munique o novo ES90. É a estreia da Volvo nas berlinas 100% elétricas, aqui com mais de cinco metros de comprimento e três metros de distância entre-eixos.

Mas não é uma berlina convencional como o seu equivalente a combustão (S90). Revela uma silhueta fastback (dois volumes e meio), tem cinco portas e uma altura ao solo digna de um SUV: 17-18cm.

É o primeiro Volvo elétrico com arquitetura de 800 V, pode equipar baterias até 106 kWh, anunciado autonomias até 700 km. Pode ainda ter um ou dois motores (tração integral) e potências até aos 500 kW (680 cv).

E como Volvo é sinónimo de segurança, o ES90 está «recheado» de sistemas de apoio à condução e inúmeros sensores, incluindo um LiDAR (tal como no EX90). Já pode ser encomendado em Portugal desde 72 950 euros.

Há mais novidades

Na nova vaga de elétricos mais acessíveis, o Grupo Volkswagen não será o único a lançar novas propostas. A Hyundai vai revelar um protótipo do futuro IONIQ 3 — afinal não se vai chamar IONIQ 2 —, que irá posicionar-se entre o Inster e o Kauai elétrico. Fique a conhecer mais detalhes:

A Skoda, por outro lado, já confirmou a presença do Vision O, que antecipa não só o futuro do design da marca, como o que podemos esperar das futuras carrinhas Octavia e Superb — conheça mais detalhes.

A CUPRA, além do Raval, vai levar também um protótipo de seu nome Tindaya, que antecipa o próximo capítulo do design da marca.

CUPRA Tindaya teaser para o Salão de Munique 2025
Por agora é a única imagem divulgada do CUPRA Tindaya.

Não saindo dos protótipos, a Audi até poderá ser uma das estrelas do Salão de Munique 2025: vai apresentar um novo coupé desportivo, o e-tron sports, que deverá ficar algures a meio entre o que foram o TT e o R8.

A estes, junta-se o Mercedes-AMG Concept AMG GT XX, que estreia a plataforma AMG.EA e antecipa o primeiro AMG 100% elétrico de produção, com lançamento previsto para 2026 — pode ser ainda um protótipo, mas já anda a bater recordes.

Também deveremos ver, ainda camuflado, o inédito Porsche Cayenne Electric, cujo lançamento só irá acontecer em 2026. E a Opel promete captar atenções com o Corsa GSE Vision Gran Turismoum Corsa com 800 cv… —, que antecipa também a sétima geração do histórico utilitário alemão.

Já entre os modelos de produção confirmados para o Salão de Munique 2025, destaque para os Leapmotor B05 e B10: o primeiro, um hatchback elétrico rival do Volkswagen ID.3 e do MG4; o segundo, um SUV elétrico com chegada à Europa ainda este ano.

Também o Polestar 5, futuro rival do Porsche Taycan, marcará presença, embora a sua data de lançamento permaneça incerta.

Sabe esta resposta?
Como se chama o triciclo elétrico da Polestar capaz de transportar 180 kg?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Re:Move. O triciclo elétrico da Polestar capaz de transportar 180 kg