Notícias O próximo elétrico da Skoda será um SUV de 25 mil euros

Fotos-espia

O próximo elétrico da Skoda será um SUV de 25 mil euros

O Skoda Epiq será o próximo modelo 100% elétrico da marca e também o mais barato. Já «apanhámos» os primeiros protótipos em testes.

© Razão Automóvel

A oferta elétrica da Skoda cresceu este ano com o Elroq e vai voltar a crescer no próximo ano com o Epiq, que será também o elétrico mais barato da marca checa: o preço rondará os 25 mil euros.

Apresentado como protótipo há pouco mais de um ano, o modelo checo já foi visto a «rodar» durante os seus testes dinâmicos. A revelação será este ano, mas só chega ao mercado em 2026.

© Razão Automóvel

Base é conhecida

Com 4,1 m de comprimento, o Skoda Epiq será ligeiramente menor que o Kamiq, mas graças ao melhor aproveitamento de espaço proporcionado pela plataforma MEB Entry — a mesma dos «primos» Volkswagen ID.2 e CUPRA Raval —, a marca checa reclama mais espaço e uma bagageira maior com 490 litros, mais 90 litros do que no equivalente a combustão.

As baterias e os motores elétricos vão ser os mesmos usados pelos primos do Grupo Volkswagen. Com a «mira» apontada a propostas como o Renault 4 ou o Jeep Avenger, sabe-se que o Skoda Epiq terá mais de 400 km de autonomia (WLTP) na versão com bateria de maior capacidade.

No que diz respeito ao carregamento, o Volkswagen ID.2 vai permitir potências de até 125 kW em corrente contínua (DC), um valor que deverá aplicar-se também ao futuro SUV da Skoda.

Descubra o seu próximo automóvel:

Também no campo dos motores e potências, as informações ainda são praticamente inexistentes. Ao contrário de outras propostas elétricas da marca, o Skoda Epiq vai ter o motor elétrico montado no eixo dianteiro.

Sabemos, porém, que a versão desportiva do Volkswagen ID.2 deverá equipar um motor elétrico com 166 kW (226 cv). Poderá chegar ao Epiq numa versão RS?

Vai ser muito parecido ao concept

Visualmente, não há dúvidas de que o novo Skoda Epiq vai ser muito parecido ao concept que o antecipou. Vai adotar a linguagem Modern Solid que já vimos no Elroq e promete ter uma aparência robusta.

Mesmo com a extensa camuflagem, podemos ver na dianteira que sobressaem os para-choques com aberturas verticais — tal e qual o concept —, e já é possível detetar os faróis bipartidos.

Na traseira, os farolins parecem manter o formato em “T” do protótipo, acompanhados por um spoiler traseiro saliente.

No interior, sabe-se que há comandos físicos que vão permanecer. A Skoda vai oferecer também a opção de chave móvel digital que poderá ser operacionalizada apenas através do smartphone.

A partir de 25 mil euros

O Skoda Epiq tem revelação marcada ainda para este ano e é possível que ocorra durante o Salão de Munique, que acontece já no próximo mês de setembro.

Com chegada ao mercado prevista para 2026, a Skoda já «abriu o jogo» e confirmou que a versão base terá um preço de cerca de 25 mil euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun