Auto Rádio Alemanha contra-ataca. As novidades que fizeram o Salão de Munique

Auto Rádio #39

Alemanha contra-ataca. As novidades que fizeram o Salão de Munique

A China esteve em força no Salão de Munique, mas a Alemanha, a jogar em casa, respondeu à letra? Descubram em mais um Auto Rádio.

Fernando Gomes e Diogo Teixeira no Auto Rádio #39
© Razão Automóvel

A semana automóvel ficou marcada pelo Salão de Munique (IAA Mobility) e teria de ser debatido, obrigatoriamente, no novo episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

Recordamos que no Auto Rádio da semana passada previa-se uma «invasão» chinesa na Alemanha e, verdade seja dita, aconteceu.

Os construtores chineses apresentaram-se em força em Munique — uma presença duas vezes maior à de 2021 —, e trouxeram muitas novidades, todas elas 100% elétricas, para conquistar os europeus.

O que talvez não tivesse estado previsto seria a intensidade da resposta dos europeus, sobretudo a dos alemães — a jogar em casa. Algo que o Diogo Teixeira, o Guilherme Costa e o Fernando Gomes constataram no Auto Rádio desta semana.

Nos dois a três dias que antecederam a abertura das portas do Salão de Munique houve um corrupio de novidades divulgadas pelos principais atores da indústria automóvel alemã: Grupo Volkswagen, Grupo BMW e Mercedes-Benz.

É certo que uma fatia importante dessas novidades — conheçam-nas em mais detalhe — não são para já.

O BMW Neue Klasse, o Mercedes-Benz CLA Concept e o Volkswagen ID. GTI revelados em Munique são ainda protótipos, mas todos eles prometem chegar à linha de produção em 2-3 anos.

Nem só de automóveis se fez o Salão de Munique

O Guilherme Costa foi a Munique e o seu relato do que viu no salão e que podem assistir no Auto Rádio mostra o quão profunda está a ser a transformação da indústria automóvel.

Talvez o que mais impressiona é o facto de os automóveis quase terem passado para segundo plano na edição deste ano do IAA Mobility. Alguns dos maiores stands pertenciam, por exemplo, às gigantes tecnológicas como a Samsung ou a Qualcomm.

As empresas tecnológicas estão a ter um protagonismo galopante na indústria automóvel, acompanhando a transformação do automóvel num objeto móvel elétrico, digital e conectado. É o início das «guerras» dos processadores e software.

Também as empresas financeiras destacaram-se em Munique. A transformação da indústria automóvel está a expandir-se à forma como adquirimos o automóvel. Em vez de comprar, muitos de nós deverão começar a subscrever o carro que conduzem.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Deixem-nas nos comentários.