Notícias Porsche Cayenne elétrico tem um truque para uma dinâmica perfeita

Antevisão

Porsche Cayenne elétrico tem um truque para uma dinâmica perfeita

O primeiro Porsche Cayenne totalmente elétrico ainda não foi apresentado, mas a marca já começou a mostrar do que o seu novo SUV é capaz.

Porsche Cayenne Electric - frente
© Porsche

Ainda camuflado, mas já perto da versão final, o novo Porsche Cayenne 100% elétrico foi revelado ao público durante a edição deste ano da Shelsley Walsh Hill Climb, no Reino Unido.

A marca da Estugarda aproveitou o evento para demonstrar, em primeira mão, as capacidades do seu segundo SUV totalmente elétrico (depois do Macan), que deverá chegar ao mercado em 2026. Não desiludiu: o novo Cayenne elétrico fixou o melhor tempo de sempre para um SUV na icónica rampa britânica.

A condução ficou a cargo de Gabriela Jílková, piloto de desenvolvimento da equipa Porsche de Fórmula E. Logo na sua primeira tentativa, superou o recorde anterior em mais de quatro segundos, registando um tempo de 31,28s.

Porsche Cayenne Electric - traseira
© Porsche Tanto o habitáculo como as bagageiras (traseira e a frontal) ainda não foram reveladas.

Mas houve outro número que chamou a atenção: o SUV elétrico percorreu os primeiros 18,3 metros da subida em apenas 1,94 segundos. Até agora, só monolugares de competição com pneus slick, desenvolvidos especificamente para este efeito, tinham conseguido tal tempo.

Grande parte deste desempenho deveu-se ao novo sistema Porsche Active Ride, a suspensão ativa que mantém a carroçaria do Cayenne nivelada. Seja em situações de travagem, aceleração ou mudanças rápidas de direção.

Desta forma, segundo a Porsche, o sistema consegue sempre encontrar a melhor solução em termos de conforto, mas também no contacto das rodas com o piso, assegurando uma distribuição de peso mais eficaz em cada uma das rodas.

Ainda mais versátil

Para esta espécie de pré-revelação, a Porsche convidou o apresentador Richard Hammond (Top Gear e The Grand Tour) para conduzir o novo Cayenne, tendo este aproveitado para rebocar um dos seus automóveis clássicos.

Porsche Cayenne Electric - 3/4 de frente
© Porsche A capacidade de reboque do novo Porsche Cayenne elétrico é de 3,5 toneladas.

O construtor ainda não revelou qual é o peso do novo Cayenne 100% elétrico, mas referiu que o clássico de Hammond pesava mais de duas toneladas e que todo o conjunto ficava acima das três toneladas. A capacidade de reboque deste novo SUV é de 3,5 t — outros SUV/jipes elétricos nem sequer oferecem a possibilidade de rebocar.

Da Shelsley Walsh Hill Climb para Goodwood

O protótipo do Porsche Cayenne 100% elétrico vai marcar presença na próxima edição do Goodwood Festival of Speed, que se realiza entre os dias 10 e 13 de julho. É mais uma das etapas da marca antes do lançamento oficial deste novo modelo. No entanto, ainda sem uma data oficial confirmada.

Quando chegar ao mercado, o novo Porsche Cayenne Electric não estará sozinho, uma vez que irá coexistir com versões a gasolina e híbridas já conhecidas. A marca alemã dá ao cliente o poder de escolher aquele que mais se adapta à sua realidade.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o primeiro Porsche Cayenne Coupé?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o perfil do Porsche Cayenne Coupé e já sabemos quanto custa