Notícias Vamos brincar na terra? Ford Mustang Mach-E Rally revelado com 487 cv

Apresentação

Vamos brincar na terra? Ford Mustang Mach-E Rally revelado com 487 cv

Prometido, cumprido. A Ford revelou o Mustang Mach-E Rally, especialmente concebido para «atacar» troços de terra batida e gravilha.

Ford Mustang Mach-E Rally a curvar em caminho de terra
© Ford

Versões de alta performance não têm de se cingir ao asfalto, como este Ford Mustang Mach-E Rally demonstra.

Revelado ainda de forma camuflada no Goodwood Festival of Speed em julho, agora a Ford aproveitou o Salão de Munique (IAA Mobility) para descobrir na totalidade a inédita proposta.

© Ford

A Ford Performance não é estranha a entregar propostas de alta performance para usar fora do asfalto: basta recordar as versões Raptor dos F-150Ranger e Bronco.

O Rally não vai tão longe como os Raptor, mas as modificações operadas no SUV elétrico da Ford foram substanciais o suficiente para que o seu condutor possa «atacar» uma especial de terra sem recear «partir alguma coisa».

O que mudou?

A distância ao solo foi subida em 20 mm e o Ford Mustang Mach-E Rally traz novas molas, mantendo os amortecedores MagneRide que equipam a versão GT.

Destacam-se as novas jantes reforçadas de 19″ pintadas em branco brilhante e com um design que nos remete para o passado rico da Ford nos ralis. As jantes são envolvidas por pneus Michelin CrossClimate 2 com as medidas 235/55 R19, uma opção mais indicada para superfícies mais… soltas.

Para evitar males maiores, há novas proteções inferiores para o motor dianteiro e traseiro, e foi adicionada uma película protetora no revestimento das portas e nas cavas das rodas — brincar na terra leva à projeção de detritos.

É rápido?

Os 358 kW ou 487 cv de potência anunciados garantem a performance desejada. O Rally usa os mesmos dois motores do GT, ainda que a Ford refira que foram “aperfeiçoados”, entregando agora 880 Nm de binário, mais 20 Nm do que no GT.

A bateria é também idêntica, ou seja, tem uma capacidade de 98,7 kWh (91 kWh úteis). Não foram ainda anunciados dados relativos à autonomia ou performance. Estes serão divulgados em data mais próxima à do lançamento.

Contudo, a missão do Mustang Mach-E Rally, tal como a sua designação sugere, é de permitir «brincar» em pisos mais soltos, como terra batida e gravilha. Por isso mesmo estreia um novo modo de condução designado “RallySport”.

Este «solta» os sistemas de controlo para permitir maiores derrapagens, altera a resposta do acelerador para um superior controlo e torna o amortecimento “mais agressivo”. A Ford refere também que o comportamento em neve e outras condições mais escorregadias saem beneficiadas neste modo.

Quando chega?

O Ford Mustang Mach-E Rally estará disponível para encomenda no início de 2024 e as entregas iniciar-se-ão pouco tempo depois. Os preços serão indicados em data mais próxima à do lançamento.