Notícias Do EQE ao BYD Atto 3. Ronda de testes Euro NCAP «destruiu» mais 10 modelos

Segurança

Do EQE ao BYD Atto 3. Ronda de testes Euro NCAP «destruiu» mais 10 modelos

Além do Mercedes-EQE e do BYD Atto 3 o Euro NCAP testou mais oito modelos, entre eles os novos Mazda CX-60, Citroën C5 X e BMW X1.

Mercedes-Benz EQE Euro NCAP teste-2

Euro NCAP levou a cabo mais uma ronda de testes e os resultados surpreenderam pela positiva, já que oito dos 10 modelos avaliados alcançaram a nota máxima de cinco estrelas.

Uma das «estrelas da companhia» foi o modelo chinês Atto 3, da BYD, que começa agora a chegar à Europa e alcançou as tão ambicionadas cinco estrelas: 91% na segurança dos adultos, 89% na segurança infantil, 69% em proteção de peões e 74% nos assistentes de segurança.

Quem também não passou despercebido foi o novo Mercedes-Benz EQE, que além das cinco estrelas ainda recebeu a distinção “Very Good Rating” para o seu sistema de assistência à condução em autoestrada.

A NÃO PERDER: Mercedes-Benz EQE. Já guiámos o “Classe E” 100% elétrico

O elétrico alemão alcançou uma pontuação de 95% na segurança de adultos, 91% na segurança infantil, 83% na proteção de peões e 81% nos assistentes de segurança — o mesmo que o Mazda CX-60 que também marcou presença nesta ronda de testes.

O EQE alcançou mesmo a pontuação mais alta em duas das categorias entre os 10 modelos testados: segurança de adultos e segurança infantil.

Modelos do Grupo Volkswagen atualizados e reavaliados

Passando agora para o Volkswagen Golf importa dizer que o utilitário germânico foi novamente testado depois de ter sido atualizado com um airbag central, sistema de deteção de fadiga e auxiliar de cruzamentos.

E tal como já tinha acontecido em 2019, quando a oitava geração do modelo foi testada pela primeira vez, o Golf voltou a receber nota máxima: cinco estrelas.

Se olharmos para as categorias percebemos que o Volkswagen Golf alcançou 88% na segurança de adultos, 87% na segurança infantil, 74% na proteção de peões e 82% nos assistentes de segurança.

LEIAM TAMBÉM: SEAT Arona FR testado. Ainda competitivo e divertido de conduzir?

Também renovados (em 2021), os SEAT Ibiza e Arona voltaram a ser «chamados» para os testes Euro NCAP e voltaram a não desiludir, alcançando a nota máxima de cinco estrelas.

Os dois modelos obtiveram 83% na proteção de adultos e 70% nos assistentes de segurança.

Porém, o Arona recebeu 83% na segurança infantil e 65% na proteção de peões, enquanto o Ibiza alcançou 82% e 66%, respetivamente.

Como se saíram os dois BMW?

A BMW também viu dois dos seus novos modelos em teste e ambos foram «galardoados» com cinco estrelas.

A NÃO PERDER: Melhor do que um SUV? Testámos o BMW Série 2 Active Tourer (2022)

O Série 2 Active Tourer alcançou 88% na segurança de adultos, 81% na segurança infantil, 79% na proteção de peões e 92% nos assistentes de segurança.

Já o novo BMW X1 obteve 86% na segurança de adultos, 89% na segurança infantil, 76% na proteção de peões e iguala os 92% nos assistentes de segurança do Série 2 Active Tourer.

E o Mazda CX-60?

O novo Mazda CX-60 foi outro dos protagonistas desta ronda de testes da Euro NCAP, tendo mesmo alcançado a nota máxima em duas categorias: proteção infantil — 91 %, a mesma nota do Mercedes-Benz EQE — e proteção de peões, com 89%.

LEIAM TAMBÉM: CX-60 em vídeo. Primeiro híbrido plug-in é o Mazda de estrada mais potente de sempre

Nas categorias de proteção de adultos e assistentes de segurança o novo SUV nipónico alcançou 88% e 76%, respetivamente.

Os modelos quatro estrelas

Entre os 10 modelos «destruídos» pelo Euro NCAP, apenas dois não obtiveram as tão ambicionadas cinco estrelas: o Mobilize Limo e o Citroën C5 X, ambos classificados com quatro estrelas.

A NÃO PERDER: Mobilize Limo. A nova berlina elétrica do Grupo Renault que não podemos comprar

A Euro NCAP refere que a ausência de alguns equipamentos e os resultados obtidos em alguns dos testes justifica a classificação final.

 

O Mobilize Limo, que é o primeiro modelo da nova marca de mobilidade do Grupo Renault, alcançou uma pontuação de 80% na segurança de adultos, 75% na segurança infantil, 69% na proteção de peões e 71% nos assistentes de segurança.

Já o Citroën C5 X obteve 82% na segurança de adultos, 87% na segurança infantil, 69% na proteção de peões e 66% nos assistentes de segurança — são os resultados destas últimas duas categorias que ditaram a impossibilidade do novo topo de gama da marca francesa não chegar às cinco estrelas.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo de sempre a obter uma avaliação de cinco estrelas nos testes do Euro NCAP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Laguna. Vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal