Notícias Mobilize Limo. A nova berlina elétrica do Grupo Renault que não podemos comprar

Apresentação

Mobilize Limo. A nova berlina elétrica do Grupo Renault que não podemos comprar

O Mobilize Limo é o primeiro automóvel da marca de mobilidade do Grupo Renault. Uma berlina elétrica que se destina apenas e só aos serviços de mobilidade.

Mobilize Limo

Ao ser concebido com o único propósito de preencher as necessidades dos serviços de mobilidade, não será possível comprar o novo Mobilize Limo como veículo de uso particular.

A berlina elétrica estará disponível apenas através de um serviço de subscrição, ao qual ainda podemos adicionar, opcionalmente, vários pacotes (garantias e manutenção ou soluções de carregamento) e soluções de mobilidade (flexibilidade na duração do contrato ou nos quilómetros percorridos anualmente, etc).

Trata-se da resposta do Grupo Renault a um mercado (ride-hailing, os TVDE como são conhecidos em Portugal, e aluguer privado de veículos) que, prevê-se, crescerá substancialmente na Europa até 2030: de 28 mil milhões de euros hoje a 50 mil milhões de euros no final da década.

VEJAM TAMBÉM: Duo, Bento e Hippo. Os 3 modelos da nova marca de mobilidade da Renault
Mobilize Limo

Mobilize Limo, um sedã elétrico

Quanto ao veículo em si, trata-se de uma berlina elétrica (sedã de quatro portas) de dimensões próximas às de um típico segmento D: 4,67 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,47 m de altura e uma distância entre eixos de 2,75 m. Vem equipado com jantes de 17″ e está disponível apenas em três cores… neutras: preto metalizado, cinzento metalizado e branco brilhante.

O interior, sóbrio na decoração (mas tem luz ambiente com sete tons à escolha), é dominado por dois ecrãs, dispostos horizontalmente e ao lado um do outro, um de 10,25″ para o painel de instrumentos e outro de 12,3″ para o sistema de infoentretenimento.

Este permite o rápido emparelhamento do smartphone. Tendo em conta o uso específico do Limo, os seus condutores usarão os seus próprios dispositivos móveis para navegar e aceder às plataformas eletrónicas.

Mobilize Limo

A Mobilize, porém, disponibilizará uma aplicação móvel que permitirá o acesso remoto a várias funcionalidades e localização do veículo (abrir/fechar portas, carregamento, etc).

Por dentro

Tendo em conta que será usado para serviços de mobilidade, os lugares traseiros ganham particular destaque.

As portas traseiras têm um generoso ângulo de abertura e a Mobilize diz que o Limo é capaz de sentar confortavelmente três passageiros na segunda fila de bancos. Uma das razões é o facto do chão do veículo ser plano, não havendo um intrusivo túnel de transmissão (sendo elétrico também não há necessidade de ter um) a atrapalhar.

Os passageiros traseiros contam ainda com porta-copos (integrados no poisa-braços rebatível ao meio), duas fichas USB, saídas de ventilação e podem ainda controlar o volume do som.

A bagageira do Mobilize Limo, por outro lado, acaba por não impressionar muito, com apenas 411 l de capacidade, um valor algo modesto tendo em conta as dimensões exteriores deste sedã. Porém, por baixo do piso, reside um pneu sobressalente de emergência.

VEJAM TAMBÉM: Mobilidade sustentável chega a Castelo Rodrigo com a ajuda da Renault

Como seria de esperar vem com todos os equipamentos esperados de um automóvel de hoje, desde os faróis LED (com assinatura luminosa específica) a um “arsenal” de assistentes avançados à condução. Desde o cruise control adaptativo, ao assistente da manutenção na via de rodagem, passando pelo detetor de ângulo morto ou o alerta de cruzamento de tráfego traseiro.

450 km de autonomia

A motivar o Limo temos um motor elétrico de 110 kW (150 cv) e 220 Nm. Consegue atingir os 100 km/h em 9,6s e a velocidade máxima está limitada a 140 km/h. Tem disponíveis três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e três níveis de travagem regenerativa.

Mobilize Limo

A bateria que o equipa tem 60 kWh de capacidade total o que garantirá uma autonomia à volta dos 450 km (certificação WLTP ainda pendente) — de acordo com a Mobilize, mais do que suficiente para cobrir os 250 km/dia que a maioria dos condutores efetuam neste tipo de serviços.

VEJAM TAMBÉM: New Auto. O plano do Grupo VW para se transformar numa “empresa de mobilidade baseada em software”

Por fim, a Mobilize promete compatibilidade com os tipos mais comuns de sistemas de carregamento, sejam em corrente alternada (AC) ou direta (DC), sem especificar potências de carregamento. Porém, anuncia que, com carregamento rápido (DC) pode recuperar 250 km de autonomia em 40 minutos.

Mobilize Limo

Quando chega?

O Mobilize Limo será revelado durante o Salão de Munique, na segunda semana de setembro, mas só estará disponível na Europa a partir do segundo semestre de 2022.