Notícias Euro NCAP. Model Y impressiona e modelos chineses não lhe ficam atrás

Segurança

Euro NCAP. Model Y impressiona e modelos chineses não lhe ficam atrás

Além do Tesla Model Y, o Euro NCAP testou os chineses Ora Funky Cat e Wey Coffee 01 e os sul-coreanos Hyundai Genesis GV60 e Kia Niro.

Tesla Model Y crash-test vista lateral Ver vídeo

O Euro NCAP levou a cabo mais uma ronda de testes e o Tesla Model Y — já produzido na Alemanha — foi a «estrela da companhia», obtendo uma pontuação perto de perfeita.

Nas várias áreas de avaliação o Model Y obteve sempre classificações muito elevadas, garantindo as almejadas cinco estrelas: 97% na segurança dos adultos, 87% na segurança infantil, 82% em proteção de peões e 98% nos assistentes de segurança.

O Model Y não foi o único a concentrar as atenções. Outros dois modelos também mereceram grande destaque: o Ora Funky Cat e o Wey Coffee 01. dois modelos de marcas da Great Wall Motors.

A NÃO PERDER: Nesta estrada é proibido usar o cinto de segurança. Mas porquê?

Ambos alcançaram as cinco estrelas, comprovando a tremenda evolução na última década e maturidade da indústria automóvel chinesa atual.

Os resultados dos modelos chineses em detalhe

Numa análise detalhada aos resultados, o Ora Funky Cat — um hatchback 100% elétrico que chega a alguns mercados europeus este outono — conseguiu uma classificação de 92% na segurança dos adultos, 83% em segurança infantil, 74% em proteção de peões e 93% em assistentes de segurança.

Já o Wey Coffee 01 — um SUV híbrido plug-in com 476 cv, 870 Nm e cerca de 150 km de autonomia elétrica que também está a chegar à Europa — não ficou atrás do compacto hatchback elétrico. Conseguiu atingir os 91% na segurança de adultos, 87% na segurança infantil, 79% na proteção de peões e uns excelentes 94% nos assistentes de segurança.

E os sul-coreanos?

Tal como os Hyundai IONIQ 5 e Kia EV6 com os quais partilha a plataforma E-GMP, também o Genesis GV60 alcançou as cinco estrelas.

O GV60, não comercializado em Portugal, conseguiu uma boa avaliação geral — 89% na segurança dos adultos, 87% em segurança infantil e 88% em assistentes de segurança —, mas os 63% na área da proteção de peões levam o Euro NCAP a afirmar que há margem de progressão.

Quanto ao Kia Niro, este foi o único modelo testado a ficar-se pelas quatro estrelas, avaliação que poderia ser mais alta caso este oferecesse de série os equipamentos de segurança e ajuda à condução presentes no pacote opcional “DriveWise”.

Com esse pacote opcional de equipamentos de segurança instalado, que reforça os assistentes à condução, o Niro passa a ser também um modelo cinco estrelas — em Portugal este pacote de equipamento vem de série em todos os Niro.

É precisamente na avaliação dos assistentes de segurança que o Niro, na configuração de série testada pelo Euro NCAP, tem a sua pior nota: 60%. Nas restantes são bastante melhores: 91% na segurança dos adultos, 84% em segurança infantil e 75% em proteção de peões.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a obter uma avaliação de cinco estrelas nos testes do Euro NCAP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault Laguna. Vencedor do troféu Carro do Ano 2002 em Portugal