Notícias Renault 4ever. O regresso da lendária 4L será como crossover elétrico

Teaser

Renault 4ever. O regresso da lendária 4L será como crossover elétrico

Entre os 10 novos elétricos a lançar até 2025 pelo Grupo Renault, um dos destaques será o regresso da lendária 4L, na forma de um crossover: o 4ever.

Renault 4ever teaser

Após ter revelado o seu plano eWays a semana passada, onde ficámos a saber que até 2025 o Grupo Renault lançará 10 novos modelos 100% elétricos, a marca francesa antecipou com algumas imagens um dos mais esperados, o Renault 4ever.

O nome do modelo diz tudo. Será a reinterpretação contemporânea do Renault 4, ou como é mais conhecida, a eterna 4L, um dos mais icónicos Renault de sempre.

O lado mais acessível da ofensiva elétrica da Renault apoiar-se-á, assim, no retorno de dois dos seus mais marcantes modelos. Primeiro com um novo Renault 5, já revelado sob a forma de protótipo e com chegada anunciada para 2023, e com uma nova 4L, que deverá receber a designação 4ever (trocadilho com a palavra inglesa “forever”, ou seja, “para sempre”) e deverá chegar em 2025.

VEJAM TAMBÉM: Renault Arkana E-TECH Hybrid (2022). O primeiro neste segmento

Os teaser

A Renault antecipou o novo modelo com um par de imagens: uma a mostrar a “face” da nova proposta e outra a mostrar o seu perfil, onde é possível detetar em ambas traços que evocam a 4L original.

Tendo em conta que a data prevista de lançamento está ainda a quatro anos de distância, o mais certo é estes teaser anteciparem o protótipo que deverá ser conhecido este ano para celebrar as comemorações do 60º aniversário do Renault 4. À imagem do que vimos com o Renault 5 Prototype.

A imagem em destaque mostra a face do 4ever que, tal como no original, combina os faróis, “grelha” (sendo elétrico, deverá ser apenas um painel fechado) e símbolo da marca, num único elemento retangular com as extremidades arredondadas. Os faróis em si assumem os mesmos contornos circulares, ainda que truncados em cima e em baixo, com dois pequenos elementos luminosos horizontais a completarem a assinatura luminosa.

A imagem de perfil, no pouco que deixa ver, permite adivinhar as proporções típicas de um crossover de dois volumes e cinco portas e um tejadilho algo abaulado (como no original) e visivelmente separado do restante corpo do 4ever.

Existem diferenças claras entre estas novas imagens e as que vimos há uns meses no registo de patentes. Tanto na “face” do modelo, como no perfil, sobretudo na relação entre o tejadilho e o spoiler traseiro, além de se ver claramente um espelho retrovisor exterior.

Renault elétricos
Além do Renault 5 Prototype já revelado e do 4ever já prometido, a Renault mostrou ainda o perfil de um terceiro modelo assente sobre a CMF-B EV, um pequeno veículo comercial elétrico, que parece ser uma reinterpretação da Renault 4F.

O que esperar?

Sabemos que tanto o futuro Renault 5 como este 4ever assentarão sobre a plataforma CMF-B EV, exclusiva para modelos elétricos, sendo a mais compacta da Renault. O Renault 5 terá como missão tomar o lugar do atual Zoe e Twingo Electric, pelo que o 4ever é uma adição nova a este segmento, aproveitando o “apetite” do mercado por modelos crossover e SUV.

Não foram ainda divulgadas características sobre a futura cadeia cinemática, sendo necessário esperar pela revelação final do novo Renault 5, que deverá informar de forma mais concreta o que esperar do futuro Renault 4ever.

O pouco que sabemos é que os modelos derivados da CMF-B EV terão autonomias até 400 km e preços mais acessíveis do que aqueles que temos hoje para o Zoe, graças à nova plataforma e baterias (tecnologia melhorada e produção local). A marca francesa prevê reduzir os custos em 33%, o que significa um preço para o mais acessível dos Renault 5 à volta dos 20 mil euros, o que poderá traduzir-se num preço abaixo dos 25 mil euros para o futuro Renault 4ever.

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tem o motor do novo Ford Puma ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?