Notícias Grupo Renault vai lançar dez novos modelos elétricos até 2025

Indústria

Grupo Renault vai lançar dez novos modelos elétricos até 2025

Plano estratégico eWays anunciado por Luca de Meo prevê também o desenvolvimento de baterias com vista à redução dos custos dos automóveis elétricos.

Renault eWays
OLIVIER MARTIN GAMBIER omg.omg@w

O Grupo Renault está apostado em acelerar a sua estratégia de veículos elétricos e acaba de confirmar que pretende lançar dez novos modelos 100% elétricos até 2025, sete dos quais para a marca Renault.

Este objetivo está inserido no plano estratégico eWays agora anunciado por Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, que prevê também o desenvolvimento de baterias e tecnologia com vista à redução dos custos.

Neste evento digital, onde Luca de Meo fez questão de reforçar que a marca gaulesa pretende ser “uma das mais, se não mesmo a mais verde da Europa”, a Renault mostrou pela primeira vez o 4Ever, um protótipo que antecipa um futuro modelo elétrico que deverá ser uma espécie de reinterpretação moderna do icónico Renault 4.

A NÃO PERDER: Renault Arkana E-TECH Hybrid (2022). O primeiro neste segmento
Renault eWays
Novo Mégane E-Tech Electric (aka MéganE) será lançado em 2022.

Mas este não é o único nome histórico da Renault que irá ser recuperado para batizar futuros modelos elétricos. Também o Renault 5 terá direito a uma versão do século XXI, com a marca francesa a revelar que terá um custo cerca de 33% inferior ao do atual ZOE, dando “corpo” à ideia de querer democratizar a mobilidade elétrica.

A somar a estes dois modelos, outro nome bem conhecido: MéganE. Baseado na plataforma CMF-EV (a mesma na qual será construído o novo crossover elétrico da Nissan), o MéganE vai começar a ser produzido ainda em 2021 e será lançado no mercado em 2022.

Renault eWays
Renault Mégane E-Tech Electric

Plataformas nativas para elétricos

A expansão da gama elétrica do Grupo Renault será feita com base em plataformas específicas para modelos elétricos, nomeadamente as CMF-EV e CMF-BEV.

LEIAM TAMBÉM: Duo, Bento e Hippo. Os 3 modelos da nova marca de mobilidade da Renault

A primeira — CMF-EV — está orientada para os segmentos C e D e vai representar 700 000 unidades no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi até 2025. Capaz de oferecer uma autonomia de até 580 km (WLTP), permite uma distribuição ideal de peso, direção direta, baixo centro de gravidade e uma suspensão traseira multibraços.

Renault eWays
Marca francesa vai recuperar dois nomes históricos: Renault 4 e Renault 5.

Já a plataforma CMF-BEV destina-se a modelos do segmento B, com preços mais “contidos” e oferece até 400 km (WLTP) de autonomia elétrica.

Reduzir para metade o custo das baterias

O Grupo Renault conseguiu reduzir, para metade, o custo das baterias nos últimos dez anos e agora quer repetir essa redução durante a próxima década.

Para isso, o Grupo Renault acaba de estabelecer uma parceria com a Envision AESC para o desenvolvimento de uma gigafábrica em Douai, em França, com capacidade de 9 GWh em 2024 e que poderá atingir os 24 GWh em 2030.

A NÃO PERDER: Grupo Renault fecha duas importantes parcerias para a produção de baterias em França

Além disso, o grupo gaulês assinou ainda um memorando de entendimento para se tornar acionista da start-up francesa Verkor, com uma participação de mais de 20%, com o objetivo de construir a primeira gigafábrica para baterias de alto desempenho em França, com uma capacidade inicial de 10 GWh que pode “crescer” até aos 20 GWh em 2030.

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade da bateria do Renault Twingo Eletric?