Notícias Duo, Bento e Hippo. Os 3 modelos da nova marca de mobilidade da Renault

Apresentação

Duo, Bento e Hippo. Os 3 modelos da nova marca de mobilidade da Renault

Dedicada aos serviços de mobilidade no Grupo Renault, a Mobilize deu a conhecer os seus três primeiros veículos — Duo, Bento e Hippo.

Mobilize Duo

Revelada durante a apresentação do plano Renaulution, a Mobilize prepara-se para “revolucionar” a aposta do Grupo Renault no campo da mobilidade urbana e dos serviços de mobilidade e para o fazer tem nos Duo, Bento e Hippo os seus “pontas-de-lança”.

O primeiro, o Mobilize Duo, deriva do protótipo EZ-1 e foi projetado com os serviços de mobilidade partilhada em mente. Com apenas dois lugares, o Duo é o sucessor natural do Twizy e tem como objetivo incorporar 50% de materiais reciclados na sua produção e ser 95% reciclável após terminar o seu ciclo de vida.

Acima do Duo, mas baseado neste, encontramos o Mobilize Bento. Pensado para a entrega e transporte de pequenas mercadorias em meio urbano este tem uma volume de carga com 1 m3 de capacidade, e deverá tomar o lugar da versão com apenas um lugar do Twizy, estabelecendo-se como rival do Citroën My Ami Cargo.

A NÃO PERDER: Dacia Spring em vídeo. Já conduzimos o elétrico mais barato em Portugal

Por fim, o Mobilize Hippo é um veículo modular, 100% elétrico pensado para as entregas em meio urbano. Graças ao seu design modular, o Hippo conta com diversos módulos de carga alteráveis podendo transportar, por exemplo, produtos refrigerados. A sua capacidade de carga máxima ascende aos 200 kg enquanto a volume de carga ronda os 3 m3.

Mobilize Bento
O Mobilize Bento é pouco mais que um Duo com uma caixa de carga.

Além de serem todos elétricos, estes três veículos da Mobilize têm mais uma coisa em comum: nenhum deles estará à venda! A ideia da Mobilize é que os utilizadores paguem apenas pelo que usarem, com base no tempo ou quilometragem.

O futuro da Mobilize

Além de ter revelado o nome dos seus três veículos, a Mobilize também deu a conhecer os seus planos. Um dos projetos da nova marca passa pelo apoio à transição energética de territórios longe dos centros urbanos. Um exemplo desses projetos é a parceria que a Mobilize fez com o município da ilha de Île d’Yeu, Enedis e Qovoltis, para apoiar aquele território no processo de transição energética.

Os objetivos deste projeto são:

  • o de acelerar as taxas de conversão de veículos elétricos na ilha;
  • avaliar as necessidades em termos de infraestrutura de carregamento inovadoras e desenvolver um plano de implantação adaptado;
  • integrar a mobilidade elétrica na transição energética geral da ilha.

Se bem se recordam, já em 2018 o Grupo Renault tinha embarcado num projeto de cariz semelhante, neste caso na ilha portuguesa de Porto Santo, no arquipélago da Madeira.

Outra das metas da Mobilize passa por criar soluções de armazenamento de energia que permitam prolongar o tempo de vida útil das baterias dos veículos elétricos.

A ideia passa por dar-lhes uma “segunda vida” depois de serem usadas nos veículos e antes de serem recicladas. Para conseguir fazê-lo a Mobilize chegou a acordo com a “Betteries” (uma startup alemã envolvida na economia circular) para desenvolver e montar um sistema de energia móvel composto de módulos de bateria de veículos elétricos.

Mobilize Hippo
O Hippo será o maior veículo da Mobilize.

Facilmente transportável, este sistema é composto por uma a quatro unidades de “betterPacks” de 2,3 kWh, podendo atingir uma capacidade máxima de 9,2 kWh, um valor próximo ao do consumo médio diário de uma casa. O objetivo é usar este sistema como uma alternativa aos tradicionais geradores de energia portáteis.

Produzido na fábrica de economia circular do Grupo Renault, em Flins, este inovador sistema começará a sair da linha de produção em setembro de 2021.

LEIAM TAMBÉM: Nissan e 4R Energy juntas para dar “nova vida” às baterias dos elétricos

Unir tudo na mesma marca

Por fim, a Mobilize reúne ainda diversas iniciativas e startups ligadas às áreas da mobilidade e energia, sendo que algumas delas vão passar a incorporar o nome da nova marca de mobilidade do Grupo Renault.

A Zity, um serviço de partilha de veículos, sem estações fixas vai passar a ser conhecido como “Zity by Mobilize”. Disponível em Madrid desde 2017, e em Paris e na região da Grande Paris desde 2020, a “Zity by Mobilize” representa 1250 veículos elétricos (750 em Madrid e 500 em Paris) e mais de 430 000 clientes.

Zity by Mobilize
A “Zity by Mobilize” deverá estender-se a outras cidades além de Paris e Madrid durante 2021.

Já a Renault Mobility, a agência-base e serviço de aluguer autónomo da Mobilize, vai tornar-se “Mobilize Share”. Com uma frota de 15 000 veículos (incluindo 4000 elétricos) e mais de um milhão de clientes, a “Mobilize Share” oferece alugueres que variam entre um dia e um mês, num sistema que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana em regime self-service.

Quanto às soluções Elexent para carregamento de frota de veículos elétricos essas vão passar a ser conhecidas como “Mobilize Power Solutions”, oferecendo serviços que vão desde a consultoria ao projeto, da instalação à operacionalização de estações de carregamento, estando atualmente em 11 países da Europa.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?