Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Porque chamamos 4L ao Renault 4?

Foi há 60 anos que o mundo conheceu o Renault 4, mas hoje em dia quase todos o conhecem simplesmente como 4L. De onde é que veio o "L"?

Na realidade, quando foi revelado ao mundo no Salão de Paris de 1961, foi oficialmente denominado R4. Só em 1965 passaria a Renault 4, mas já nesta altura eram muitos que o conheciam apenas e só como 4L.

Tudo porque quando foi lançado havia três modelos/versões: R3 (mais acessível), R4 e… R4L. O “L” vinha de “Limousine” e isso correspondia à versão mais equipada ou… “luxuosa”.

Convém não esquecer que o Renault 4 foi concebido a pensar na França rural, logo, tratava-se de um veículo reduzido ao essencial, austero até.

VÊ TAMBÉM: Renault 4L celebra 60º aniversário com ano cheio de comemorações

Que “luxos” a R4L tinha a mais que o R4? Uma luz indicadora do nível de combustível, duas palas de sol (uma no R4), portas com revestimento, forro no tejadilho, ventoinha da chauffage e aplicações em cromado (grelha e para-choques, por exemplo).

No entanto, o que mais se destacava era a terceira janela lateral (que dava para abrir) ao invés do painel metálico do R4.

Renault 4 e 4L, 1961
R4 e R4L. Descubram as diferenças.

Como o R4L acabou por ser a versão mais vendida (por larga margem), daí até ficar conhecido apenas e só como 4L foi um “saltinho”. Não só em França, mas também na maioria dos mais de 100 mercados em que foi comercializado.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
O Honda Crosstar tem uma transmissão com quantas velocidades?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Honda Crosstar testado. Qual o preço de se estar na moda?

Mais artigos em Notícias