Notícias Q6 e-tron. As primeiras fotos-espia do novo SUV 100% elétrico da Audi

Fotos-espia

Q6 e-tron. As primeiras fotos-espia do novo SUV 100% elétrico da Audi

Estas são as primeiras fotos-espia do futuro Audi Q6 e-tron, num exclusivo nacional da Razão Automóvel. Tudo o que já sabemos sobre o novo SUV elétrico da Audi.

Audi Q6 e-tron
© Razão Automóvel

Já conhecíamos os e-tron e e-tron Sportback, e em breve conheceremos os Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback. Mas a gama de SUV 100% elétricos da Audi vai continuar a crescer, como as primeiras fotos-espia do novo Q6 e-tron deixam adivinhar — um exclusivo nacional da Razão Automóvel —, que deverá ser conhecido já em 2022.

Por baixo da camuflagem esconde-se um novo SUV que deverá posicionar-se algures entre o futuro Q4 e-tron e o atual e-tron, ou seja, imaginem este novo Q6 e-tron como a variante 100% elétrica do Audi Q5.

Ao contrário do e-tron e e-tron Sportback, que derivam de uma plataforma para veículos com motor de combustão, a MLB evo (A6, A8, Q5, etc.), o novo Q6 e-tron assenta sobre uma plataforma exclusiva para veículos 100% elétricos. Não será, no entanto, a MEB que todos nós já conhecemos do Q4 e-tron.

VÊ TAMBÉM: e-tron GT. «Super elétrico» da Audi chega em março e já tem preço estimado
Audi Q6 e-tron
© Razão Automóvel

Trata-se de uma nova plataforma desenvolvida em parceria com a Porsche, a PPE (Premium Platform Electric), que será estreada pela marca de Estugarda no novo Macan, também em 2022. Como aqui já referimos anteriormente, a próxima geração do Porsche Macan será exclusivamente elétrica, mas a atual geração (com motores de combustão interna) continuará a ser vendida em paralelo por mais algum tempo.

Três SUV. Uma plataforma

Da mesma forma que o atual Porsche Macan partilha muitos componentes com Audi Q5, também o novo Macan e este inédito Q6 e-tron serão tecnicamente muito próximos — mesma plataforma, bateria e motores. O Macan será apresentado primeiro, com o Q6 e-tron a ser conhecido alguns meses depois.

Audi Q6 e-tron
© Razão Automóvel

Já em testes, mas pouco se sabe

Apesar destes dois modelos já estarem em fase de testes — como as fotos-espia o demonstram — a verdade é que pouco ou nada se sabe sobre as especificações destes dois novos SUV elétricos.

Por enquanto só existem rumores, falando-se em autonomias elétricas perto dos 500 km, e o recurso à arquitetura elétrica de 800 V do Taycan/e-tron GT que pode permitir cargas super-rápidas até 350 kW.

Teremos de aguardar. A chegada do novo Q6 e-tron também tem colocado algumas questões sobre o futuro do Audi Q5. Uma terceira geração do modelo está prevista para 2024 (a atual foi lançada em 2017 e já recebeu uma atualização) e a pergunta é o quão “novo” será. Sabemos que o Macan atual será remodelado mais uma vez para prolongar a sua carreira por mais uns anos, pelo que o destino do Q5 poderá muito bem seguir o mesmo caminho.

Fica também por confirmar em definitivo o nome deste novo SUV elétrico da Audi. Além da denominação Q6 e-tron, também tem sido avançada a denominação Q5 e-tron. Porém, seguindo o exemplo da separação do Q3 e do Q4 e-tron — ambos concorrem no mesmo segmento do mercado —, tudo aponta para que o mesmo aconteça neste caso.