Notícias Audi A8 agora também como híbrido plug-in

Apresentação

Audi A8 agora também como híbrido plug-in

Designada A8 L 60 TFSI e quattro, a versão híbrida plug-in do A8 é o mais recente exemplo da aposta da Audi na eletrificação. Fica a conhecê-la.

Audi A8 Híbrido Plug-In

Vimo-lo originalmente no Salão de Genebra e agora aqui está ele. O Audi A8 L 60 TFSI e quattro — ufa… — é mais um exemplo da aposta da eletrificação por parte da Audi e vem juntar-se às versões híbridas plug-in do Q5, A6, A7 Sportback e Q7 que o acompanharam no certame helvético.

Desenvolvido com base na variante longa do A8, o A8 L 60 TFSI e quattro apresenta-se com 5,30 m de comprimento e tem chegada prevista ao mercado para este outono. Já a versão híbrida plug-in da variante curta do A8 deverá chegar umas semanas depois.

Os números do A8 L 60 TFSI e quattro

A dar vida ao Audi A8 L 60 TFSI e quattro encontram-se dois motores, um a gasolina e outro elétrico que está integrado na transmissão. O motor a gasolina é um V6 com 3.0 l que debita 340 cv e 500 Nm de binário. Já o motor elétrico oferece 100 kW (136 cv) de potência e um binário máximo de 350 Nm, sendo alimentado por uma bateria com 14,1 kWh de capacidade.

VÊ TAMBÉM: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn
Audi A8 Híbrido Plug-In
As diferenças face aos outros A8 são quase imperceptíveis.

No que diz respeito ao valor de potência total combinada da versão híbrida plug-in do A8, essa fica-se pelos 449 cv e 700 Nm, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,9s e atingir os 250 km/h (limitados eletronicamente).

Com uma autonomia em modo 100% elétrico de até 46 km (segundo o ciclo WLTP), o Audi o A8 L 60 TFSI e quattro consome entre 2,5 e 2,7 l/100 km e emite entre 57 e 61 g/km de CO2, de acordo com os dados do construtor.

VÊ TAMBÉM: Audi A7 Sportback 55 TFSI e quattro revelado em Frankfurt
Audi A8 Híbrido Plug-In

Tecnologia não lhe falta

Para além de todo o manancial tecnológico que já é conhecido do A8, o Audi A8 L 60 TFSI e quattro conta ainda com um sistema de travagem regenerativa (capaz de gerar até 80 kW). Para além disto, a versão híbrida plug-in do A8 conta ainda com dois novos modos de condução: “EV” e “Hybrid”.

O modo EV permite conduzir em modo 100% elétrico sendo que, só quando o condutor pressiona mais o acelerador é que o motor a gasolina “acorda”. Já o modo Hybrid divide-se em dois: “Auto” e “Hold”. O “Auto”, gere automaticamente os dois motores (combustão e elétrico), enquanto o “Hold” mantém a carga na bateria para ser usada mais tarde.

VÊ TAMBÉM: Volvo S90 T8 Plug-In Hybrid em vídeo. Potente e poupado? Nem sempre…
Audi A8 Híbrido Plug-In

Esteticamente, as únicas diferenças face aos restantes A8 são a presença de uma assinatura luminosa inspirada no Audi e-tron e mais alguns (pequenos) pormenores nos pára-choques.

Segundo a Audi, o A8 L 60 TFSI e quattro já está disponível para pré-reserva sendo que, na Alemanha, o preço deverá arrancar nos 109 mil euros. Para já não se sabe quando é que a versão híbrida plug-in do A8 chega a Portugal nem quanto é que irá custar.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Audi A2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Audi A2, à frente do tempo