Notícias É oficial. Preço dos combustíveis desce pela sétima semana consecutiva

Preço dos Combustíveis

É oficial. Preço dos combustíveis desce pela sétima semana consecutiva

Nas últimas sete semanas o preço do gasóleo desceu 14,9 cêntimos/litro e o da gasolina 12,7 cêntimos/litro.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Esta segunda-feira, 11 de dezembro, inicia-se, tal como previsto, com uma descida no preço dos combustíveis.

Desde o final da semana passada, registou-se uma descida no preço do gasóleo simples de 1,9 cêntimos por litro e de 1,5 cêntimos na gasolina simples.

Assim, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,584 €/l, enquanto o da gasolina simples (95) estará fixado nos 1,649 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de sexta-feira, dia 8 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Nas principais gasolineiras, a BP desceu o preço do gasóleo simples em 3,5 cêntimos por litro, enquanto que a gasolina desceu 2,5 cêntimos por litro. Já a Repsol e a Galp desceram o preço do gasóleo simples em três cêntimos, e o da gasolina simples em 2,5 cêntimos. A Repsol desceu ainda o preço do GPL em dois cêntimos.

Recorde-se que esta é a sétima semana consecutiva em que o preço dos combustíveis desce no nosso país, sendo que neste período de tempo o preço do gasóleo desceu 14,9 cêntimos/litro e o da gasolina 12,7 cêntimos/litro.

Medidas do Governo ativas

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e, por agora, não fora anunciadas alterações para o mês de dezembro.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Tendo em consideração os acontecimentos do último mês, como a demissão do Primeiro-Ministro e o anúncio da dissolução do Parlamento pelo Presidente da República, não é de esperar que hajam alterações nas próximas semanas.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

Relacionado Encomendas abertas para o Volkswagen T-Cross 2024. Todos os preços

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina