Notícias Preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer para a semana

Combustíveis

Preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer para a semana

Já há várias semanas que se verifica uma tendência de queda no preço dos combustíveis, tanto no gasóleo como na gasolina.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

As previsões apontam para uma nova queda no preço dos combustíveis, seja no gasóleo ou na gasolina, a começar no início da próxima semana, 21 de novembro.

E será uma queda substancial estimando-se que chegue aos oito cêntimos por litro, tanto para o gasóleo como para a gasolina.

Isso fará com que o preço médio do gasóleo simples possa ficar ligeiramente abaixo dos 1,71 €/l e o da gasolina simples poderá mesmo baixar dos 1,70 €/l, tendo como referência o preço médio dos combustíveis verificados na última quinta-feira (17 de novembro) e divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) — já tem em conta os descontos praticados pelas gasolineiras.

Indicador de combustível com luz de reserva acesa
Com a previsão da descida do preço dos combustíveis, se puder esperar, abasteça o seu veículo apenas no início da próxima semana.

Apesar da quebra prevista, o preço do gasóleo deverá manter-se acima do da gasolina — o que continua a motivar um preço mais elevado para o gasóleo do que para a gasolina? A resposta está na ligação abaixo:

A NÃO PERDER: Gasóleo está mais caro que a gasolina. Mas porquê?

Ajustamentos finais ainda por fazer

Ainda em relação aos valores previstos de descida, poderão ocorrer alguns ajustamentos quando se tiver em conta o fecho das cotações do Brent de ontem, sexta-feira (18 de novembro) — o preço do barril esteve a cair praticamente a semana toda, prevendo-se que feche com uma quebra de 6% —, e também o comportamento do mercado cambial.

Como é habitual, o preço dos combustíveis é também afetado pelo conjunto de medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo. Entre estas contam-se a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), a devolução do adicional do IVA e a suspensão da taxa de carbono.

Tudo isto traduz-se numa diminuição da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta