Notícias Oficial. Alpine vai correr em Le Mans com dois LMDh a partir de 2024

Mundial de Resistência

Oficial. Alpine vai correr em Le Mans com dois LMDh a partir de 2024

A Alpine vai recorrer a um chassis da Oreca e desenvolver a sua própria unidade motriz, com a ajuda da equipa de F1.

Alpine Endurance Team

A Alpine acaba de confirmar que vai participar no Mundial de Resistência e nas 24 Horas de Le Mans na categoria LMDh, a partir de 2024.

Poucas semanas depois de ter terminado no pódio das 24 Horas de Le Mans (onde nós marcámos presença), a continuação do programa de provas de Resistência era ainda uma incógnita.

Mas agora essas dúvidas foram desfeitas, com a formação gaulesa a confirmar o comprometimento com as corridas de resistência, numa altura em que celebra quarenta e três anos desde a vitória histórica em Le Mans.

A NÃO PERDER: Fernando Alonso e Alpine fizeram história com um F1 em Le Mans

A partir de 2024, a Alpine entrará no LMDh, um dos dois regulamentos da categoria Hypercar. A equipa francesa irá colocar em pista dois automóveis, ambos com um chassis fornecido pela Oreca.

Quanto à unidade motriz que os vai “animar”, será desenvolvida pela própria Alpine, fruto da experiência adquirida na Fórmula 1.

24 Horas de Le Mans 2021
24 Horas de Le Mans de 2021 © Miguel Dias / Razão Automóvel

Para além do motor também a carroçaria beneficiará do conhecimento da equipa de Fórmula 1 — com sede em Enstone, no Reino Unido — ao nível da aerodinâmica. A somar a isso, a combinação de motor, chassis e carroçaria beneficiará de toda a experiência técnica da Signatech.

O programa Alpine de Resistência destaca o empenho e ambição da marca no desporto automóvel. Ao estar presente tanto na Fórmula 1, como na Resistência, a Alpine será uma das raríssimas marcas a competir em ambos os pináculos dos desportos motorizados. Conseguiremos tirar o melhor da Fórmula 1 e da Resistência, graças a sinergias técnicas e tecnológicas que nos permitirão ganhar uma vantagem sobre os nossos prestigiados rivais."

Laurent Rossi, diretor executivo da Alpine

Recorde-se que entre 1963 e 1978 a Alpine participou onze vezes nas míticas 24 Horas de Le Mans. A vitória à geral em 1978, com o Alpine A442B pilotado por Jean-Pierre Jaussaud e por Didier Pironi, foi o ponto mais alto deste “casamento”, mas a marca francesa soma ainda dez importantes vitórias na sua categoria.

LEIAM TAMBÉM: Oficial. “Hot hatch” elétrico da Alpine será um Renault 5 com 217 cv

Agora, e até 2024, a Alpine e a Signatech vão continuar a trabalhar no programa de Resistência “com o intuito de se prepararem para a chegada à categoria LMDh, em 2024”.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?