Notícias Alpine A290 já tem data de revelação. O que esperar do hot hatch elétrico?

Antevisão

Alpine A290 já tem data de revelação. O que esperar do hot hatch elétrico?

A revelação do futuro desportivo elétrico da Alpine, o A290, vai coincidir com a realização de um dos maiores eventos desportivos do ano.

Alpine A290 Beta
© Alpine

As expetativas são elevadas para o Alpine A290, que marca a entrada da Alpine no nicho emergente dos hot hatch 100% elétricos. Podemos olhar para este como a opção mais desportiva do novo Renault 5 elétrico.

Talvez por isso, faça sentido que a marca francesa tenha escolhido o dia de abertura das 24 Horas de Le Mans, a 13 de junho, para a apresentação oficial deste seu novo desportivo.

Apresentação Alpine A290
© Alpine

O novo Renault 5 E-Tech parece ter sido um «tiro certeiro» em termos de reinterpretação de um conceito antigo, para abraçar nova tecnolgia.

Quanto ao Alpine, o Miguel Dias já nos deu uma primeira amostra do que podemos esperar neste vídeo:

No teaser divulgado pela marca vemos um novo sistema de iluminação, que será exclusivo deste modelo. Além de também ser uma interpretação moderna dos modelos mais clássicos da marca.

O que já sabemos sobre o Alpine A290

As semelhanças com o Renault 5 serão óbvias — manterá a mesma silhueta e a carroçaria de cinco portas —, mas, segundo as informações que já temos disponíveis, será mais largo que este por força do aumento das vias (distância entre as rodas de cada lado).

Esse alargamento não só vai contribuir para uma aparência mais musculada e desportiva, como poderá ser necessária para acomodar rodas de maiores dimensões. Afinal, os rumores indicam que o A290 poderá ter até 270 cv, sempre com tração dianteira. Tal como acontece com o Renault 5, a suspensão traseira será independente, adotando um esquema multibraços.

Alpine A290 - vista lateral e frente
© Razão Automóvel

Tal como já revelado pela marca, o objetivo é que este Alpine A290 consiga garantir uma condução ágil e divertida, mesmo com a presença dos componentes mais pesados — a bateria, por exemplo —, devido ao sistema de propulsão 100% elétrico.

A produção do Alpine A290 será efetuada na fábrica de Douai, em França, juntamente com o Renault 5. As primeiras unidades devem começar a chegar ao mercado no início do próximo ano.