Notícias Oficial. “Hot hatch” elétrico da Alpine será um Renault 5 com 217 cv

Antevisão

Oficial. “Hot hatch” elétrico da Alpine será um Renault 5 com 217 cv

O icónico Renault 5 vai regressar sob a forma de um elétrico e a Alpine acaba de confirmar que vai fazer uma versão mais apimentada capaz de evocar o espírito do Renault 5 Turbo.

Renault 5 Alpine
© X-Tomi Design

A Alpine está a preparar três novos modelos, todos elétricos: o sucessor do A110, um crossover coupé e um desportivo compacto (hot hatch). Este último, que será o degrau de acesso à Alpine, terá por base o futuro Renault 5 elétrico, mas será bastante mais musculado, tanto na aparência como nos números.

A confirmação foi feita por Gilles Le Borgne, vice-presidente do Groupe Renault, em declarações à Auto Express, que também “soltou” as primeiras informações relativas ao modelo, que pode vir a chamar-se, simplesmente, de Alpine R5.

De acordo com Le Borgne, o futuro R5 desportivo da Alpine vai buscar ao Mégane E-Tech Electric, que tem por base a plataforma CMF-EV, o seu motor elétrico de que produz o equivalente a 217 cv (160 kW).

A NÃO PERDER: Alpine Ravage. Um A110 único inspirado no mundo dos ralis
Renault 5 Prototype
O Renault 5 Prototype antecipa o regresso do Renault 5 em modo 100% elétrico, um modelo crucial para o plano “Renaulution”.

Apesar do futuro Renault 5 recorrer à CMF-B EV (uma variante mais compacta da CMF-EV), há espaço para encaixar o motor elétrico de maiores dimensões do Mégane E-Tech Electric, mas fica em dúvida o recurso à bateria de 60 kWh que o “alimenta”.

Certo é que, ao contrário do que temos visto noutras propostas elétricas, este Alpine R5 será um tração à frente, como manda a “tradição” entre os hot hatch, e que poderá ser capaz de acelerar — de acordo com Le Borgne — dos 0 aos 100 km/h em cerca de seis segundos.

Le Borgne referiu ainda que, em comparação com o Renault 5 normal, o Alpine R5 surgirá com vias mais largas, para uma aparência mais musculada e, previsivelmente, com um acerto dinâmico específico, para um comportamento mais acutilante.

Sucessor do A110 a caminho

Outra das surpresas da Alpine para os próximos anos é o sucessor elétrico do A110, um modelo que a marca francesa está a desenvolver em conjunto com a Lotus e que deverá estrear uma plataforma dedicada para modelos elétricos desportivos na qual as duas marcas históricas estão a trabalhar.

Alpine A110
Sucessor do Alpine A110 será elétrico e feito em parceria com a britânica Lotus.

Já o terceiro, como referimos acima, tudo indica que seja um crossover de linhas coupé. Mas os contornos em torno da sua mecânica ainda permanecem no “segredo dos deuses”, ainda que, pela lógica, deva recorrer à mesma plataforma dedicada CMF EV que servirá de base ao futuro Mégane E-Tech Electric e ao Nissan Ariya.

LEIAM TAMBÉM: Sucessor do Alpine A110 será elétrico e desenvolvido com a Lotus

Quando chegam?

Para já não sabemos qual destes três modelos será o primeiro a surgir no mercado. Contudo, o facto do Alpine R5 ser o modelo mais detalhado até ao momento por parte da marca francesa pode sugerir que será o primeiro a ser vendido. Certo, para já, é que a estreia da Alpine no mercado dos 100% elétricos será feita em 2024.

Nota: A imagem de destaque deste artigo é um esboço digital do artista X-Tomi Design

Sabe esta resposta?
Em que ano nasceu a Renault Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais