Notícias Novo Tesla Roadster em 2020? Talvez em 2022, talvez…

Adiado

Novo Tesla Roadster em 2020? Talvez em 2022, talvez…

Estava prometido para este ano, mas Elon Musk acaba de "empurrar" o lançamento do novo Tesla Roadster uns anos mais para a frente.

Tesla Roadster

Vimos pela primeira vez o novo Tesla Roadster em novembro de 2017, ainda como protótipo. Na altura, Elon Musk apontava a data de lançamento do modelo de produção para 2020.

Bem, estamos em 2020, e apesar do ano ainda não ter chegado a meio, já podemos avançar, com certeza, que o novo Tesla Roadster não verá a luz do dia este ano — o Semi, o seu camião elétrico, conhecido no mesmo evento, foi também empurrado para 2021, após a promessa de começar a ser entregue em 2019.

É o que podemos retirar, de imediato, da segunda ida de Musk ao popular podcast de Joe Rogan (o seu anfitrião, tem uma carreira como comediante e já foi comentador da UFC). A primeira visita de Musk ao podcast de Rogan ficou infame, se bem se recordam, por ter fumado marijuana durante o programa.

TENS DE VER: O Tesla Roadster é o carro que mais quilómetros fez na história

Rogan questionou Musk sobre quando é que podia comprar o novo Roadster, ao qual o CEO da Tesla respondeu que não conseguia indicar uma data — há outras prioridades, de acordo com Musk:

“O Roadster é como uma sobremesa. (Primeiro) temos de comer a carne, batatas e vegetais e outras coisas…”

Elon Musk referiu que, para já, as prioridades são as de garantir o aumentar progressivo da produção do Model Y, e avançar e concluir a construção da nova Gigafactory em Berlim, na Alemanha.

E mesmo após tudo isso estar concluído, Musk acha que, antes do Roadster, deverá ser dada prioridade ao desenvolvimento e comercialização da Cybertruck (bem mais vital para a sustentabilidade do construtor norte-americano).

Tendo em consideração que a data de lançamento prevista para a Tesla Cybertruck é, apenas, no final de 2021, faz com que o lançamento do novo Tesla Roadster seja empurrado para, na melhor das hipóteses, 2022… senão mais.

O novo Tesla Roadster

Se bem te recordas, o novo Tesla Roadster prometeu ser um dos automóveis mais rápidos do planeta. As especificações anunciadas por Elon Musk em 2017 ainda hoje são notáveis, independentemente de ser um elétrico ou não.

Musk promete 250 mph, ou 402 km/h, um valor inédito para um veículo elétrico de produção — o recorde atual, para um veículo elétrico homologado para a via pública, é de 340 km/h. Os restantes números relativos à performance são… balísticos: 1,9s nos 0-96 km/h (60 mph), 160 km/h atingidos em escassos 4,2s e o tradicional quarto de milha em 8,8s!

Tesla Roadster
Tesla Roadster

Números que até poderão ser alcançados com a ajuda de… foguetes! Não estamos a brincar… Elon Musk anunciou em 2018 um pacote opcional para o novo Roadster denominado de SpaceX, em alusão à sua empresa aeroespacial. O pacote anunciado consiste na instalação de 10 foguetes à volta do carro, que, graças ao recurso a ar comprimido, permitem “uma melhoria dramática da aceleração, velocidade máxima, travagem e comportamento em curva”.

Surpreendente é também o valor de autonomia prometido, mais de 1000 km, garantido por baterias de 200 kWh, o dobro da capacidade daquelas que podemos encontrar nos atuais Model S e Model X.

As especificações impressionam, mas parece que vamos ter de esperar mais alguns anos até este super ou hiper desportivo elétrico comprove na prática tudo o que promete na teoria.

Até lá, já vimos vários hiper-carros elétricos a serem revelados e a praticamente iniciar produção. E também prometem números surpreendentes: Lotus Evija, Pininfarina Batista e Rimac C-Two estão ao virar da esquina.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.