Notícias Novo Tesla Roadster será o «carro mais rápido do mundo»

Promessas de Elon Musk

Novo Tesla Roadster será o «carro mais rápido do mundo»

Segundo Elon Musk, o Tesla Roadster consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 segundos e dos 0 aos 160 km/h em 4,2 segundos. Velocidade máxima? Mais de 400 km/h.

Elon Musk está determinado em enviar os motores combustão diretamente para a «idade da pedra». Para além da apresentação do camião Tesla Semi, Elon Musk surpreendeu tudo e todos com outro modelo: um Tesla Roadster.

Para a Tesla é um regresso às origens. Como sabem o primeiro modelo da marca foi um roadster que partilhava a sua plataforma com o Lotus Elise.

Se bem se recordam, esse roadster foi completamente arrasado por Jeremy Clarkson no programa Top Gear. Hoje a posição da marca é outra — e os desafios também.

Hoje o Tesla Roadster promete ser muito mais do que o seu antecessor alguma vez foi. As ambições e performances deste modelo poderão chocar os mais cépticos.

O nosso propósito é tornar os desportivos a gasolina obsoletos. (...) Conduzir um carro com motor de combustão será como conduzir uma locomotiva a vapor. Este será o desportivo mais rápido do mundo.

Elon Musk

Após estas palavras, o controverso CEO da Tesla anunciou números surpreendentes. De acordo com Elon Musk, o Tesla Roadster será capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 1,9 segundos e os 0 aos 160 km/h em 4,2 segundos, a autonomia máxima será de 1000 quilómetros. A velocidade máxima — um valor em que os elétricos raramente brilham — também surpreende: mais de 400 km/h.

Tesla Roadster. Como já perceberam, estes números obliteram modelos como o Bugatti Chiron.

Como é que tudo isto vai funcionar?

O novo Tesla Roadster está equipado com três motores, um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro. O binário máximo anunciado é de 10 000 Nm. Sim… dez mil newton-metro, mas à roda! Para alimentar esta central de potência, o Tesla Roadster virá equipado com baterias com capacidade de 200 kWh.

Outra das vantagens deste modelo face aos superdesportivos tradicionais é o número de lugares. No lugar do motor, normalmente em posição central, estão dois lugares.

A parte chata…

A parte chata de tudo isto é a produção. Elon Musk aponta para 2020 como data de lançamento do Roadster, mas até hoje a Tesla nunca cumpriu um único prazo e o Model 3 continua a registar atrasos preocupantes. Quanto aos interessados neste desportivo, já podes fazer a tua encomenda mediante o depósito de 50 mil dólares.

Conseguirão os modelos da Tesla passarem das promessas para a produção efectiva? Os próximos meses serão decisivos.

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia máxima do Tesla Semi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Semi. Super camião elétrico faz 5 segundos dos 0-96 km/h (60 mph)