Notícias A partir de 2023 todos os novos Nissan lançados na Europa serão eletrificados

Indústria

A partir de 2023 todos os novos Nissan lançados na Europa serão eletrificados

A gama de modelos da Nissan foi totalmente eletrificada para este ano, sendo constituída por três propostas híbridas e três propostas 100% elétricas.

Nissan gama

A Nissan tem, pela primeira vez, uma gama totalmente eletrificada e apresentou-a no Circuito de Jarama, em Espanha, onde também a Razão Automóvel esteve presente.

Esta é composta por seis modelos. Do lado dos híbridos temos o Juke, o Qashqai e o novo X-Trail (ainda por revelar a versão europeia), enquanto do lado dos 100% elétricos temos o Leaf, o Ariya e o Townstar.

Além disso, o compromisso com a eletrificação foi novamente renovado, com a Nissan a anunciar que, a partir de 2023, todos os novos modelos a lançar na Europa serão, de alguma forma, eletrificados, descartando o lançamento de novos modelos equipados somente com motor de combustão.

A NÃO PERDER: Oficial. Nissan GT-R despede-se da Europa e já sabemos porquê
Nissan Ariya
Nissan Ariya.

Mas voltando à gama eletrificada de hoje da Nissan, começamos pelo Juke, que se eletrifica pela primeira vez na sua história, com a chegada de uma inédita variante híbrida.

Já o Qashqai, além das versões mild-hybrid de 12 V, viu chegar uma também inédita variante híbrida e-POWER, estando esse sistema também «reservado» para o novo X-Trail que será revelado em breve.

Quanto às propostas 100% elétricas, além do «eterno» Leaf — que poderá ser substituído por um crossover —, por enquanto a gama da Nissan conta com mais dois modelos.

Um é o veículo comercial Townstar (que também tem uma versão com motor a gasolina) enquanto o outro modelo é o crossover Ariya, exclusivamente elétrico, tal e qual o Leaf.

Elevadas ambições

Toda esta aposta na eletrificação vai ao encontro do plano “Ambition 2030” revelado pela Nissan no final do ano passado.

Assim, é sem grande surpresa que vemos a marca japonesa confirmar que não vai investir no desenvolvimento de motores de combustão para modelos de passageiros que cumpram a norma Euro 7.

Nissan Qashqai e-Power
Nissan Qashqai e-Power.

A Nissan tem como objetivo de que 75% das suas vendas na Europa correspondam a modelos eletrificados em 2026, percentagem essa que deverá chegar aos 100% no final da década.

Segundo Guillaume Cartier, presidente da Nissan para as regiões de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia afirmou: “A Nissan está a avançar em direção a um futuro eletrificado, com a Europa a liderar o caminho. Estabelecemos uma direção clara através do “Ambition 2030″ e, com a nossa nova gama eletrificada, estamos a abrir caminho para um futuro sustentável”.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal