Notícias Qashqai e-Power. O crossover híbrido da Nissan que parece um elétrico a gasolina

Apresentação

Qashqai e-Power. O crossover híbrido da Nissan que parece um elétrico a gasolina

O novo Nissan Qashqai e-Power é a inédita versão híbrida do popular crossover nipónico e promete chegar no final do verão.

Nissan Qashqai e-Power

A Nissan «levantou finalmente o pano» sobre o Qashqai e-Power, a versão híbrida convencional que estava prometida desde que ficámos a conhecer a nova geração do modelo.

Relembramos que nesta geração do crossover nipónico deixou de haver motorizações Diesel, pelo que o Qashqai e-Power deverá assumir o papel do mais económico entre os Qashqai.

A Nissan anuncia consumos de 5,3 l/100 km e emissões de CO2 de 119 g/km (valores ainda sujeitos a homologação) para o Qashqai híbrido, menos um litro por cada 100 km e menos 24 g/km que o mais poupado dos Qashqai atualmente à venda.

VEJAM TAMBÉM: Juke Hybrid. Eletrificação chegou ao crossover da Nissan
Nissan Qashqai e-Power

Elétrico a gasolina

Sendo um híbrido convencional, o Qashqai e-Power, ao contrário dos híbridos plug-in, não necessita que o liguemos a um carregador externo para «encher» a bateria.

Contudo, ao ser um híbrido em série, o Qashqai volta a demarcar-se dos outros híbridos convencionais, como por exemplo, os da Toyota ou Renault, que são híbridos série-paralelos e/ou paralelos pois o único motor que está ligado ao eixo motriz (o dianteiro) do Qashqai é o elétrico.

O motor de combustão interna serve apenas como gerador, alimentando a pequena bateria através de um inversor, que por sua vez alimenta o motor elétrico.

O seu funcionamento aproxima-se, assim, daquele que vemos nos híbridos da Honda — em certos contextos, no entanto, o motor térmico nos híbridos da Honda pode ser ligado ao eixo motriz.

Motor de combustão revolucionário

Apesar do Nissan Qashqai e-Power ser o primeiro híbrido do popular crossover e ter um funcionamento idêntico ao de um 100% elétrico, a maior novidade na sua cadeia cinemática está, curiosamente, no seu motor de combustão.

Afinal trata-se de um revolucionário motor com taxa de compressão variável, uma tecnologia introduzida pela Nissan em 2016 e que chega à Europa pela primeira vez, ainda que apenas no papel de gerador.

Trata-se de um inédito três cilindros em linha com 1,5 l de capacidade e turbocompressor, com 156 cv de potência e que, graças à sua tecnologia de compressão variável, consegue variá-la entre os 8:1 e 14:1.

Consegue-o fazer através de um atuador que altera o curso do pistão de acordo com a necessidade de potência, proporcionando, segundo a Nissan, “o melhor desempenho e economia dependendo da carga do motor”.

Nissan Qashqai e-Power

Assim, quando não é necessária muita potência, a taxa de compressão apresentar-se-á num valor mais alto, otimizando consumos e emissões. O inverso acontece quando precisamos dela, reduzindo a taxa de compressão, de forma automática.

O motor elétrico em si do novo Qashqai e-Power debita 140 kW (190 cv) de potência e 330 Nm de binário máximo, não tendo sido divulgadas, por agora, as prestações da nova proposta híbrida.

e-Pedal, como no Leaf

Ao ter um funcionamento idêntico ao de um veículo elétrico, permitiu ao novo Qashqai e-Power herdar funcionalidades como e-Pedal do Nissan Leaf.

O e-Pedal permite que usemos apenas o pedal do acelerador para a condução do dia a dia, sem recorrer (praticamente) ao pedal do travão. Ao retirarmos o pé do acelerador, o e-Pedal permite uma desaceleração de até 0,2 g, forte o suficiente para ativar as luzes de travão

«Sabemos que potenciais clientes do Qashqai e-POWER passarão quase três quartos do seu tempo a conduzir em ambientes urbanos e suburbanos. Consequentemente, desenvolvemos o sistema e-POWER para funcionar o mais eficiente, eficaz e silencioso possível nessas circunstâncias. Mas não há compromisso com o desempenho da condução. A aceleração é instantânea, graças à ligação da unidade elétrica pura às rodas e não há caixa de velocidades para interromper a entrega de energia».

David Moss, vice-presidente sénior de Pesquisa & Desenvolvimento do Nissan Technical Centre Europe
Nissan Qashqai e-Power

Quando chega?

A Nissan diz que o novo Qashqai e-Power, a versão híbrida do seu popular crossover, chegará até nós no final do verão. Ainda não foram anunciados os preços.