Notícias Nissan Crossover Domination. Celebrar a liderança

Evento

Nissan Crossover Domination. Celebrar a liderança

Os crossover da Nissan continuam a acumular sucessos e a marca nipónica celebrou-o com mais uma edição do Nissan Crossover Domination.

Nissan Crossover Domination

Depois de ter visitado os cabos de Finisterra e Trafalgar em Espanha e o Cabo da Roca em Portugal, o Nissan Crossover Domination voltou a terras espanholas para a sua sexta edição, indo desta vez até ao ponto mais oriental da Península Ibérica, o Cabo de Creus, na Catalunha.

Nesta edição do Nissan Crossover Domination a frota era composta pelo novo Juke e pelos veteranos Qashqai e X-Trail. Com eles percorremos as estradas da Catalunha e “enfrentámos” a tempestade Glória, confirmando a versatilidade dos três crossover da Nissan.

Como já deves saber, o Nissan Crossover Domination tem como objetivo celebrar a liderança da Nissan no segmento que mais tem crescido na Europa nos últimos anos. Está na altura de rever os resultados que levaram a Nissan a, uma vez mais, ter motivos para festejar.

VÊ TAMBÉM: Parece que é desta. Sucessor do Nissan 370Z já mexe
Nissan Juke
Durante o Nissan Crossover Domination pudemos voltar a comprovar as qualidades dinâmicas do novo Juke.

Os números do sucesso

Com uma quota de mercado de 21,2% e um total de 70 672 crossover matriculados em Portugal, não é difícil explicar o sucesso da Nissan neste segmento. Afinal de contas, a marca que surge em segundo lugar no pódio, a Peugeot, conta “apenas” com 40 974 crossover matriculados, valor que lhe permite ter uma quota de mercado de 12,3%.

NÃO PERCAS: O próximo Nissan Qashqai vai dizer adeus ao Diesel
Nissan Qashqai
Já não é um novato no mercado, mas continua a vender como “pãezinhos quentes”. Em 2019 o Qashqai voltou a liderar o segmento e conta já com 54 200 unidades em circulação no nosso país.

Por detrás deste sucesso surgem três modelos: Qashqai, Juke e X-Trail, sendo que destes, o best-seller é, indiscutivelmente, o primeiro. Afinal de contas, só em 2019 o Qashqai vendeu por cá 4341 unidades, sendo o C-SUV mais vendido e alcançando 16% de quota de mercado no segmento dos crossover, segmento esse que representa 25% do mercado nacional.

VÊ TAMBÉM: Testámos os novos 1.3 DIG-T do Nissan Qashqai. E agora, qual comprar?

Um segmento em crescimento

Tal como a Nissan fez questão de mencionar várias vezes ao longo do evento, o segmento dos crossover continua a crescer. Quem o diz são os dados da JATO Dynamics que dão conta de que em 2019 o segmento dos crossover compactos cresceu 6,2% enquanto o segmento dos crossover de segmento C cresceu 3,3%.

Já ao nível das motorizações a que os crossover recorrem, no segmento C-SUV, o Diesel corresponde a 56% das vendas, a gasolina a 29% e os modelos eletrificados a 15%. Já entre os B-SUV, a gasolina representa 74% das vendas, o gasóleo 23% e os modelos eletrificados 3%.

VÊ TAMBÉM: Futuros Nissan Patrol e Mitsubishi Pajero sobre a mesma base?
Nissan Crossover Domination
Aqui está o triunvirato que pudemos testar na sexta edição do Nissan Crossover Domination.

Nissan Crossover Domination

Tal como te dissemos, este ano o Nissan Crossover Domination teve lugar na região da Catalunha, levando-nos por estradas de serra até ao Cabo de Creus, o ponto mais oriental da Península Ibérica.

Por lá tivemos oportunidade de colocar à prova toda a gama crossover da Nissan, sendo que, como é óbvio, o principal chamariz era o novo Juke, que confirmou, uma vez mais, as suas qualidades dinâmicas.

VÊ TAMBÉM: Silêncio! É a promessa do novo meta-material acústico da Nissan
Nissan X-Trail
O X-Trail foi o único crossover da Nissan com tração integral que pudemos testar neste evento.

De resto, o que mais se destacou neste reencontro com os crossover da Nissan foi a sua versatilidade, que lhes permitiu enfrentar com particularidade à vontade (e considerável segurança) os efeitos da tempestade Glória.

Com eles atravessámos zonas repletas de nevoeiro, estradas semi-alagadas e circulámos largos quilómetros em situações de piso escorregadio sempre com um elevado nível de segurança e sem qualquer receio de chegar a uma zona na qual não conseguíssemos passar.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Nissan começou a produzir o Patrol na Europa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 35 anos que o Nissan Patrol começou a ser produzido na Europa