Notícias Silêncio! É a promessa do novo meta-material acústico da Nissan

CES 2020

Silêncio! É a promessa do novo meta-material acústico da Nissan

A Nissan acaba de apresentar no CES 2020 um novo material de isolamento sonoro, conhecido como meta-material acústico, que pode ajudar a tornar os habitáculos dos automóveis mais silenciosos, ao mesmo tempo que reforça a eficiência energética.

Nissan meta-material

Ruído a bordo, um dos maiores inimigos da indústria automóvel. Principalmente agora que a eletrificação dos automóveis vai “expor” todos os ruídos outrora disfarçados pelo barulho do motor de combustão.

Nesta luta, a Nissan encontrou um aliado. Um meta-material acústico capaz de reduzir o ruído que chega ao habitáculo dos nossos automóveis. A composição do novo material é simples, mas a sua execução e desenvolvimento não foram — o desenvolvimento demorou 12 anos.

Graças à combinação de uma estrutura reticular e película plástica, é possível controlar as vibrações do ar para limitar a transmissão de ruído de banda larga (frequências 500-1200 Hz ou hertz) ao interior. Que ruídos encontramos nessa frequência? Ruído da estrada e do motor.

Atualmente, a maior parte dos materiais utilizados para isolar esta banda de frequências consiste principalmente numa placa de borracha, com peso significativo. O novo meta-material acústico da Nissan pesa um quarto do tradicional, proporcionando o mesmo grau de isolamento sonoro.

Meta-materiais. O que são?

Meta-materiais são materiais artificialmente modificados para adquirirem propriedades que não possuem de forma natural. Estes resultam da manipulação de materiais convencionais, tais como o metal ou o plástico.

Geralmente estes meta-materiais são construídos em padrões repetidos, de forma a assumirem novas funções. Queres perceber melhor? Assiste a este vídeo:

Graças à sua estrutura simples, a competitividade de custo do material em termos de produção em série é quase o mesmo, ou potencialmente melhor, do que os materiais atuais. Por isso, o material também pode ser aplicado em veículos nos quais a utilização de materiais de isolamento sonoro é, neste momento, limitada quer por questões de custo quer de peso.

A NÃO PERDER: Estivemos no CES 2020. Tudo o que precisas de saber

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do novo Nissan Juke?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do novo Nissan Juke. Como o puto cresceu
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ao volante do novo Nissan Juke. Como o puto cresceu