Notícias Os Nissan crossover continuam a ser os alvos a abater

Nissan Crossover Domination

Os Nissan crossover continuam a ser os alvos a abater

Os crossover da Nissan são uma história de sucesso. A marca nipónica celebrou-o realizando mais uma edição do Nissan Crossover Domination.

Nissan Crossover Domination - Nissan Qashqai e X-Trail no Cabo da Roca

A Nissan continua a consolidar a sua posição de líder nos crossover em Portugal, com as vendas em 2017 a subirem relativamente a 2016 cerca de 14,2% (dados até outubro). Ou seja, este ano já são mais de 7300 crossover comercializados, com a Nissan a conseguir uma quota líder de 20,5%. Mais um ano de sucesso, que elevam a mais de 59 mil unidades vendidas nos últimos 11 anos.

Sucesso que a marca decidiu celebrar, aproveitando para apresentar as últimas novidades, organizando mais uma edição do evento ibérico Nissan Crossover Domination. Nas quatro edições anteriores os crossover da Nissan deslocaram-se às extremidades da península: cabo de Finisterra e de Trafalgar em Espanha.

A 5ª edição, na qual tivemos oportunidade de participar, levou os crossover nipónicos até à extremidade ocidental da Península Ibérica — e também do continente europeu —, que se situa no nosso Portugal, no Cabo da Roca.

No ponto mais ocidental da Europa.#nissan #crossover #razaoautomovel #qashqai #xtrail #caboroca

A post shared by Razão Automóvel (@razaoautomovel) on

Qashqai e X-Trail renovados

A frota de crossover para o Nissan Crossover Domination era composta na totalidade pelo Qashqai e X-Trail, que foram recentemente atualizados. Ambos os modelos foram re-estilizados, notando-se sobretudo nas novas frentes — destaca-se a grelha em V mais proeminente — e no para-choques traseiro. O interior também foi revisto, destacando-se o novo volante e revelando maior cuidado nos materiais selecionados, na construção e insonorização.

Também os níveis de equipamento foram reforçados, com a inclusão de novas tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan — por exemplo, a travagem automática de emergência e até o ProPILOT, a tecnologia de condução autónoma.

Nissan Qashqai e Nissan X-Trail com Ponte 25 de Abril de fundo
RELACIONADO: Nissan Qashqai renovado dá-se a conhecer em Genebra

Qashqai, o rei dos crossover

O Nissan Qashqai celebra 10 anos de vida e podemos afirmar que se deve a ele a era de domínio dos Nissan crossover. Não foi o primeiro crossover, mas tornou-se definitivamente o rei dos crossover, tanto na Europa como em Portugal.

É atualmente o 5º carro mais vendido na Europa — em setembro foi o segundo mais vendido atrás do VW Golf —, e em Portugal é o crossover mais vendido do seu segmento. Até outubro deste ano, em Portugal, o Qashqai conseguiu uma quota de 27,7%, correspondendo a 5079 unidades vendidas, a grande distância do segundo classificado, o Peugeot 3008, que tem apenas 9% de quota. Não deixa de surpreender a sua performance comercial, dado o aumento exponencial de concorrentes nos últimos anos, com a marca a estimar um aumento de vendas de 20% até ao final do ano em território nacional.

Mais impressionante é se olharmos para o segmento C como um todo — crossovers e berlinas de cinco portas —, e constata-se que o Qashqai é o segundo carro mais vendido do segmento em Portugal, atrás do Renault Megane, e também o segundo mais vendido na Europa, atrás do Volkswagen Golf. Uma performance que nenhum Sunny ou Almera alguma vez sonharia em almejar.

X-Trail e Juke também são sinónimo de sucesso

O X-Trail também tem conhecido uma marcha ascendente, sendo igualmente o líder no seu segmento em Portugal, com 504 unidades vendidas. O Juke, por outro lado, já vai a caminho dos oito anos de vida — o seu sucessor deverá surgir em 2018 —, tendo sido um dos pioneiros nos crossover urbanos. Seria pedir muito que continuasse a liderar quando existem muito mais concorrentes, com o Renault Captur a ser o atual líder.

Mesmo assim, as vendas mantém-se num nível elevado — cerca de 1767 unidades até outubro deste ano — sendo, atualmente, o quarto mais vendido no segmento em Portugal.

O futuro

Apesar do domínio demonstrado, a Nissan sabe que não há um momento de descanso. O Nissan crossover evoluirá e no último Salão de Tóquio apresentou o IMx, que integra as grandes mudanças que afetam a indústria: eletrificação, conetividade e condução autónoma. E, claro, revela o caminho a seguir pela marca no capítulo do design exterior e interior, que acabará por influenciar as futuras gerações de crossover da marca.

Nissan IMx Concept
RELACIONADO: Nissan IMx Concept. Um pouco do futuro SUV elétrico

 

 

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Nissan GT-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Skyline. 60 anos de evolução em 2 minutos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Skyline. 60 anos de evolução em 2 minutos